O presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva (FOTO) apresentou em uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Itabira na sexta-feira (30), o projeto da nova Estrada de Ferro Minas/Espírito Santo (EFMES), futura plataforma logística do sudeste, com extensão de aproximadamente 560 km.
Foi estabelecido pela Petrocity que os transportes na nova estrada de ferro irão focar em contêineres, grãos, celulose, produtos siderúrgicos, algodão, carne, laticínios, veículos, rochas ornamentais e eucalipto (FOTO), pois são produtos com grande capacidade produtiva e os transportes em sua maioria, estão sendo feitos por malha rodoviário.
No decorrer da audiência, o residente da Petrocity nformou que o orçamento total do projeto é de R$ 6,5 bilhões e a previsão do início das obras é para o ano 2020. A previsão para a conclusão das obras é de três a quatro anos.
Também foi divulgado durante a apresentação que Sete Lagoas, Confins (Aeroporto – MG), Santa Maria de Itabira Governador Valadares e Barra de São Francisco (ES), são as cinco cidades que receberão as Unidades de Transbordo e Armazenamento de Carga (UTAC´s), também conhecida como porto seco.
Por fim, José Roberto concluiu que o projeto é uma alternativa moderna e tecnológica que irá ajudar no desenvolvimento das cidades impactadas.