Minas da Vale e ao fundo, bairros de Itabira
Investimento atende às demandas do município identificadas a partir do diálogo com Prefeitura e comunidade
Ao completar 80 anos de história, a Vale ratifica o seu compromisso com Itabira, com a construção de um planejamento que visa o desenvolvimento sustentável da cidade onde nasceu. Esse planejamento, realizado em parceria com a prefeitura em modelo de cogestão, mira o fortalecimento e a diversificação da economia do município, por meio de estratégias de curto, médio e longo prazo, já pensando no futuro pós-mineração.
A elaboração desse plano de sustentabilidade para Itabira está em fase de consolidação. O trabalho é acompanhado por uma consultoria especializada disponibilizada pela Vale para identificar a vocação do município e auxiliar o poder público nessa construção. “Estamos muito próximos de abrir esses projetos para a comunidade e colher as opiniões da sociedade. O mais importante é que tudo isso está sendo construído com um pensamento que vai muito além da atual gestão. Não é um projeto de governo, mas um planejamento para o presente e para o futuro de Itabira. Estamos falando em 50 anos, em um grande case de sucesso de uma cidade mineradora que se planeja para ser sustentável. Isso tudo graças a uma relação de parceria que foi proposta e aceita pela Vale”, acrescenta o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.
O planejamento sustentável vai atender as demandas do município, assegura Daniel Daher, gerente executivo do Complexo Itabira: “O objetivo é identificar a vocação de Itabira e construir estratégias de curto, médio e longo prazo para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do município pós-mineração.”
Para definição dos projetos, foram levadas em consideração áreas com forte impacto no desenvolvimento econômico e social de Itabira como saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, habitação popular, erradicação da pobreza, infraestrutura, além da diversificação econômica.
Rio Taque
Algumas das ações já estão em execução. Parte dos recursos serão destinados à implantação do projeto Rio Tanque, que prevê a construção de uma adutora com capacidade de captar 600 litros de água por segundo para abastecer a cidade, além de uma Estação de Tratamento de Água (ETA); O projeto está em fase de licenciamento.
Na área educacional, Vale e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com apoio da Prefeitura, oficializaram parceria para apoiar a cidade a se tornar um polo de educação, inovação e tecnologia referência no Estado. Foi criado o Programa Vale Unifei de Iniciação à Engenharia para fomentar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da instituição. Esse programa é uma das ações previstas no Hub de Educação e Tecnologia de Itabira.
A empresa também prevê apoio à implantação do curso de medicina da Unifuncesi.
Cultura
As ações do Instituo Cultural Vale (ICV) também estão alinhadas às vocações do município. Destaque para o patrocínio da segunda edição do Flitabira (Festival Literário Internacional), que valoriza e dá visibilidade a autores e produtores locais. “Vamos continuar contribuindo e construindo, juntos, o futuro da cidade, cuidando da segurança dos nossos trabalhadores, dos nossos fornecedores, das nossas comunidades vizinhas e do meio ambiente de forma sustentável”, reforça Daniel Daher.