As expectativas são boas para as vendas relacionadas ao Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (12). Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, Maurício Henrique Martins, os empresários podem esperar um aquecimento de até 6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Nós teremos um crescimento entre 5,37% de aumento a 6%. Esse aumento foi baseado nas cidades do interior, na capital é diferente mas, devido a média geral, alcançou esse crescimento. O que cada pessoa pretende gastar com o presente varia entre R$150 e R$200,00, isso é uma pesquisa comprovada. Os mais procurados são as roupas, seguidos de calçados e em terceiro os cosméticos e perfumaria”, detalhou o representante dos lojistas.
Maurício Martins atribui essa melhora no comércio ao corte de juros iniciado pelo Banco Central e pelo retorno do fluxo de consumo das famílias brasileiras, em 2018.
“Nós estamos vendo o retorno do consumo e uma melhora significativa em nossa economia. É um tempo de boas expectativas, onde os empresários e os consumidores saem ganhando, já que é possível a realização de grandes promoções, que contribuem com o aumento das vendas e o aquecimento do nosso comércio”, estimou o presidente.
Horário- Como uma das principais estratégias para aumentar a movimentação comercial, a CDL Itabira sugere que as lojas funcionem no sábado, véspera do Dia dos Pais de 9h às 18h, o que também gera uma oportunidade a mais para os consumidores, principalmente aqueles que deixam as compras para última hora.