Mutirão da carteira de identidade atende cerca de 1.600 pessoas em Itabira

Foram três dias de atendimento no estacionamento da Câmara Municipal

Total contabiliza os dados dos três dias da ação e o resultado obtido pelos dois Postos de Identificação da cidade ao longo da semana

Chegou ao fim nesta quinta-feira (16), o mutirão para emissão de carteiras de identidade em Itabira. A ação foi realizada no estacionamento da Câmara Municipal de Itabira entre os dias 14 e 16 de dezembro. A previsão era emitir mil identidades durante os três dias de mutirão. No entanto, o resultado superou as expectativas e mais de 1.500 documentos foram confeccionados ao longo da semana.

Na terça-feira (14), primeiro dia do mutirão, foram emitidas 420 carteiras de identidade. Na quarta-feira (15), 498 documentos foram confeccionados. Ontem (16), foram 450. Além desses resultados, a Polícia Civil somou ainda os dados obtidos pelos dois postos de identificação que têm na cidade: mais 200 carteiras de identidade. Somando, então, 1.568 documentos emitidos.

“Alcançamos um número bastante expressivo. Sabemos que não solucionará a demanda, mas já ajuda bastante. Durante a entrevista que a gente fez com as pessoas no mutirão, muita gente alegou que não conseguia ter acesso a benefícios sociais, como o FGTS, e até mesmo salário, por não ter o RG (Registro Geral). A gente sabe a importância desse documento na vida de cada um. E quando conseguimos resolver isso, a população pega na nossa mão e fica numa felicidade”, externou o investigador de Polícia Civil e coordenador do mutirão, Paulo do Carmo, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem.

O deputado estadual Bernardo Mucida, que intermediou o mutirão junto a Polícia Civil, lembrou que é direito de todo cidadão ter sua documentação e disse estar contente por contribuir para agilizar o serviço em Itabira.

Já o delegado regional Helton Cota citou que o serviço de emissão de identidade acumulou durante a pandemia, uma vez que nos períodos mais críticos o documento só era confeccionado em casos emergenciais. “Com a união de esforços e o sucesso que foi, vamos conseguir trazer um novo mutirão ao longo de 2022 certamente. O resultado foi acima do esperado e o atendimento foi super bem organizado”, comentou.

Presidente Weverton Vetão acompanhou os trabalhos da Polícia Civil

O presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), ressaltou a estrutura que a Câmara montou para receber a população. Cerca de 300 cadeiras foram disponibilizadas, duas tendas foram montadas para proteger as pessoas da chuva e do sol, quatro banheiros químicos foram alugados, mesas e impressoras instaladas, e muito mais. Além disso, o vereador agradeceu o empenho de todos servidores e colaboradores que contribuíram para que o mutirão acontecesse.

“Sabemos que a Polícia Civil faz o que pode e o que não pode para conseguir atender a demanda. Mas faltava algo a mais. Diante dessa necessidade houve a união de forças para diminuir um pouco do gargalo tremendo que Itabira vivenciava. Nosso objetivo é tranquilizar para que os postos de identificação da Câmara e Delegacia possam funcionar da melhor forma possível”, destacou Weverton Vetão.