Mobilizações, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social Habitação e Emprego, contemplou palestras sobre a prevenção à violência, à exploração sexual infantil e em combate a exploração do trabalho infantil.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego promoveu, recentemente, no Núcleo de Apoio à Família (NAF), uma ação de enfrentamento e prevenção à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Na ocasião, palestrou a vice-presidente da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Minas Gerais (Acontemg), coordenadora do projeto ECA Móvel e consultora dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Islei Peixoto.
A ação envolveu 16 profissionais, sendo eles, do Conselho Tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado da assistência Social (Creas) e das secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego, de Educação e de Saúde.
O objetivo desse momento foi conhecer as diversas formas de violência e exploração sexual contra as crianças e adolescentes, bem como as estratégias que podem ser realizadas no combate e prevenção a este problema, em Santa Bárbara.
Combate ao Trabalho Infantil
A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu, ainda, algumas ações em combate a exploração do trabalho infantil. Em um primeiro momento, no dia 12 de junho, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, uma palestra para os alunos da Escola Municipal Affonso Penna (Comap), alertando sobre a realidade do trabalho infantil.
Além disso, na última sexta-feira(29) foi realizada uma panfletagem, no Centro da Cidade, com a finalidade de reforçar a importância de se combater a exploração, no que se refere ao trabalho infantil.