Mulheres negras de Itabira debatem pautas antirracistas no interior de São Paulo

O grupo de Itabira foi formado por conselheiras, quilombolas, empreendedoras e outras mulheres negras engajadas na luta antirracista no município

Uma comitiva com 11 mulheres itabiranas participou, no último fim de semana, do Seminário Nacional de Enfrentamento ao Racismo e Violência Racial, em Piracicaba, interior de São Paulo. A participação teve apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial.

O convite para a participação das itabiranas se deu após a realização do Seminário de Formação Antirracista, em Itabira, nos dias 14 e 15 de outubro, quando participou a coordenadora da Rede Nacional de Mulheres Negras, Silvana Veríssimo, organizadora do seminário nacional em Piracicaba.

No interior paulista, o evento abordou temas como o racismo religioso, a transfobia contra mulheres negras trans e a violência racial escolar no Brasil. O grupo de Itabira foi formado por conselheiras, quilombolas, empreendedoras e outras mulheres negras engajadas na luta antirracista no município.

A diretora de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Itabira, Nyara Crispim, participou do encontro e avaliou positivamente a experiência. “Foi uma ótima experiência, que serviu como uma continuidade das discussões que estamos tendo no município. Muito importante posicionar Itabira no centro desse debate, já que é uma pauta fundamental para a gestão municipal. Queremos o racismo longe de Itabira e, para isso, precisamos desenvolver métodos e mecanismos que são debatidos em seminários como esse em Piracicaba”, disse.