MR Mineração planta mais de 25 mil árvores de 50 espécies diferentes

A meta, segundo a MR, é plantar cerca de 100 mil mudas

A MR Mineração já plantou 25.289 mudas de árvores de diversas espécies nativas, em uma área de 94 hectares na Fazenda Gandarela. O número de mudas foi divulgado pela empresa em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21). A meta, segundo a MR, é plantar cerca de 100 mil mudas e os trabalhos serão retomados a partir de outubro, quando começa o período das chuvas.

O plantio compensatório é feito pela terceirizada JCM Meio Ambiente e Mineração, que para alcançar a meta do primeiro ano, utilizou 70 toneladas de esterco, quatro toneladas de adubo, cinco toneladas de calcário e 75 quilos de hidrogel, um composto que auxilia no desenvolvimento da planta nos períodos de seca.

O resultado do plantio é comemorado pela coordenadora de Meio Ambiente da MR Mineração, Cristiane Brant Veloso Rodrigues. “É um trabalho que se inicia com a coleta, beneficiamento e a seleção de sementes que posteriormente vão para nosso viveiro, onde a MR cumpre o compromisso com a população e com os órgãos ambientais na produção dessas mudas e com o plantio”, explicou.

A coordenadora ambiental da MR explicou ainda que o plantio é uma ação da mineradora como um plano de compensação. “Poucas pessoas sabem desse trabalho que é feito pela mineradora, que é a compensação florestal e minerária, que consiste na regularização fundiária de Unidades de Conservação, recuperação e conservação de áreas três vezes maiores que a área suprimida para instalação da atividade”, completa Cristiane Brant.

O gerente da JCM Meio Ambiente, João Magalhães, enfatizou que contribuir para o plantio é importante para o equilíbrio do sistema ambiental. “É muito gratificante fazer parte dessa atividade em parceria com a MR Mineração. Poder participar do plantio das mudas nos enche de alegria, pois podemos contribuir diretamente na questão ambiental através da recuperação de áreas anteriormente impactadas. Acompanhar o desenvolvimento das mudas até que se transformem em árvores, atraindo novamente a fauna local e conservando a água que é o nosso maior desafio”, comentou.

Ele explica ainda que o plantio se inicia na limpeza, coroamento e abertura das covas, correção do solo e adubação, para que no período chuvoso possa receber as mudas previamente produzidas e aclimatadas no viveiro de mudas da MR Mineração. “Após o plantio, é necessária a manutenção das mudas, adubação de cobertura e controle de pragas nos anos posteriores, até que as plantas possam se desenvolver naturalmente. Um trabalho árduo, porém, bastante gratificante para o meio ambiente e para nós que precisamos de todo esse sistema para a nossa sobrevivência”.