Morre Rainha Elizabeth II, monarca com o reinado mais longo da Grã-Bretanha

A rainha Elizabeth II e o príncipe Philip durante passagem pelo Rio de Janeiro (RJ) – Crédito: Reprodução/Arquivo Nacional

Palácio de Buckingham diz que monarca morreu na residência escocesa do Castelo de Balmoral

A rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da história britânica, morreu aos 96 anos.

O príncipe Charles, de 73 anos, herdeiro do trono desde os três anos de idade, agora é rei, e a duquesa da Cornualha é agora rainha consorte.

Em um comunicado, o Palácio de Buckingham disse: “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã.

O site oficial da família real trazia a mensagem: “Rainha Elizabeth II 1926-2022” junto com o comunicado oficial emitido pelo Palácio de Buckingham.

Bandeiras em edifícios históricos na Grã-Bretanha estavam sendo abaixadas a meio mastro enquanto um período de luto oficial era anunciado. As residências reais que estão abertas ao público serão fechadas.

Espera-se que os sinos da Abadia de Westminster e da Catedral de São Paulo toquem seus sinos ao meio-dia de sexta-feira, e saudações cerimoniais sejam disparadas no Hyde Park e em Tower Hill, em Londres.

Como Rainha do Reino Unido e 14 outros reinos, e chefe da Commonwealth de 54 nações, Elizabeth II foi facilmente a chefe de estado mais reconhecida do mundo durante um reinado extraordinariamente longo.

Chegando ao trono aos 25 anos, ela liderou com sucesso a monarquia por décadas de mudanças turbulentas, com sua popularidade pessoal fornecendo lastro durante os tempos mais difíceis da instituição.

Ao seu lado durante a maior parte, o duque de Edimburgo permaneceu sua “força e permanência” durante um casamento que resistiu a muitas tensões impostas por sua posição única.

Apesar de uma vida familiar vivida sob o brilho muitas vezes desafiador da publicidade, Elizabeth II permaneceu uma figura calma e firme, resistindo aos divórcios de três de seus filhos e à crise precipitada pela morte de Diana, princesa de Gales, em um acidente de carro em Paris, em 1997.

Única viagem da rainha Elizabeth ao Brasil

Em novembro de 1968, a rainha Elizabeth II fez sua primeira e única viagem ao Brasil. À época da visita da monarca britânica o país vivia sobre a ditadura militar.

No roteiro de 11 dias pelo Brasil, Elizabeth e o marido, o príncipe Philip (1921-2021), passaram por seis cidades e conheceram figuras ilustres como Pelé, durante um jogo no estádio do Maracanã, e Jorge Amado (1912-2001).

Com informações do The Guardian