“Eu liguei e eles não tem nem informação dos motivos da falta da água, não tem uma explicação, não tem uma justificativa, não tem nada. Simplesmente falam que vão abrir um protocolo e repassar para o pessoal das demandas de rua”, lamentou o representante dos moradores”, disse, em vídeo, o síndico Wemerson
12/08/2024 – Moradores têm enfrentado problemas recorrentes de falta de água em Itabira. Os problemas no abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) são registrados com mais frequência em algumas áreas específicas de bairros como o Jardim das Oliveiras, embora a reclamação esteja presente por bairros de toda a cidade. No Residencial Jardim das Oliveiras, está faltando água, segundo relatam, desde sexta-feira (9) e sem previsão de normalização do abastecimento.
“Ligamos, eu liguei e eles não tem nem informação dos motivos da falta da água, não tem uma explicação, não tem uma justificativa, não tem nada. Simplesmente falam que vão abrir um protocolo e repassar para o pessoal das demandas de rua”, lamentou o representante dos moradores.
Somente no conjunto habitacional, ele contou que são 160 apartamentos prejudicados, sem qualquer tipo de abastecimento. A situação é preocupante, em especial para quem tem crianças e idosos em casa. “Temos recém-nascidos aqui e não temos água. Como vamos cuidar de uma criança recém-nascida sem água”.
O problema atinge outras áreas do bairro. Moradores atingidos pelo problema estão revoltados e postando vídeos mostrando a torneira seca nas redes sociais de internet e grupos de notícias.
Uma moradora da rua Ouro Preto, no bairro, que pediu para não ser identificada por medo de represália, disse que a falta de água já está afetando a rotina das pessoas. “Por conta do problema, a população não consegue fazer comida, tomar banho e outras coisas básicas”.
Ela disse que nesta segunda-feira (12), ela achou que o problema tinha sido resolvido quando começou a cair água na torneira. Mas foi temporariamente, pois ele conseguiu encher apenas meia caixa d’água”.
Já tem comerciantes temendo prejuízos. “Como vamos servir uma bebida para um cliente se não tem água para lavar um copo”, questionou José Leandro, dono de um bar na rua Ouro Preto.
Na tentativa de chamar a atenção dos responsáveis, o síndico recorreu a vereadores para pedir ajuda. O vereador Luciano Gonçalves “Sobrinho”, foi pessoalmente ao local e fez um vídeo na expectativa de sensibilizar o governo municipal para a situação dos moradores.
O assunto também deverá ser citado por parlamentares na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (13).
O Folha Popular enviou um e-mail para a assessoria de Comunicação do Saae pedindo esclarecimentos sobre o problema e está aguardando o posicionamento da autarquia.