Surto da doença teria acontecido no dormitório da empresa (foto ilustrativa)
A MIP Engenharia desmentiu em nota que esteja ocorrendo um surto da Covid-19 entre os trabalhadores da empresa que atuam na operação de Itabira. Conversas paralelas nos corredores do Pronto Socorro Municipal dizem que pelo menos 40 funcionários dessa empresa teriam testado positivo para o novo coronavírus. O boato indicando uma explosão de casos na terceirizada da Vale, coincide com o aumento de casos registrados no município. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura na noite desta quinta-feira (13), em Itabira tem 928 pacientes de Covid cumprindo isolamento domiciliar.
Apesar de admitir a existência da doença em meio aos funcionários, em nota enviada pela sua assessoria de Comunicação, a empresa afirma que não há casos expressivos de Covid-19 em suas operações em Itabira, indicando normalidade, em comparação com o momento pandêmico que o país está vivendo.
Na nota, a empresa afirma ainda que o setor responsável está adotando todas as medidas necessárias para lidar com a situação da Covid com vistas a proteger seus trabalhadores e demais pessoas que eles mantém contato.
A nota diz ainda que todos os casos positivos foram afastados e os trabalhadores que tiveram contatos com esses casos foram testados e obtiveram resultado negativo, “conforme orienta os órgãos competentes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde”.
A empresa, no entanto, não confirmou quantos foram os casos positivos para o novo coronavírus entre os funcionários, mas garante que as medidas protetivas foram adotadas desde o início da pandemia e que continuam em funcionamento. “A MIP reitera que o afastamento de funcionário positivado para Covid-19 e o isolamento social, são medidas protetivas adotadas pela empresa desde o início da pandemia. E, seguindo a diretriz da OMS e demais órgãos, a MIP mantém os protocolos de segurança e orienta os funcionários sobre as medidas necessárias para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho, como: Não comparecer ao trabalho presencial, caso apresente sintomas gripais; higienização frequente das mãos com álcool em gel; uso correto da máscara cobrindo nariz e boca; distanciamento social e manter a imunização contra Covid-19 atualizada.
A MIP Engenharia está no rol das empresas que atuam no ramo de construção industrial pesada e, em Itabira, tem uma média de 1,8 funcionários.