FOTO: Tenente-coronel Flávio Godinho
Uma coletiva em Itabira nesta quarta-feira (15) para informar sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), que envolve um simulado de evacuação de comunidades vizinhas às barragens, que será realizado no dia 29 de maio, às 15h, foi conduzida com certo mal estar devido o tenente-coronel Flávio Godinho, Coordenador Adjunto de Defesa Civi (Cedec), de Minas Gerais, chegar ao local do encontro, na Mata do Intelecto, uma reserva ambiental na região central de Itabira, e dispensar o cerimonial da Prefeitura e definir uma sala minúscula para o encontro com a imprensa. O local é sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Repórteres ameaçaram abandonar o encontro, mas acabaram se espremendo para registrar a imagens e fala dos atores envolvidos na coletiva, que não durou 20 minutos.
Pelas informações dadas por Flávio Godinho, cerca de 12 mil pessoas compõem a zona de evacuação e que os testes com as sirenes não serão partilhados por bairros ou barragens. Ele também registrou o apoio da Prefeitura e da Vale no planejamento das ações.
A cidade tem 15 barragens. As envolvidas no processo serão as do Itabiruçu, Pontal e Conceição.
“Temos em Itabira um conjunto de barragens, por isso não temos que falar em simulado compartilhado. O que as pessoas querem saber é se em caso de um acionamento das sirenes, para onde elas devem se deslocar, por isso vamos realizar o trabalho preventivo. Com relação a segurança, as condições das barragens são estáveis, sem risco iminente”, garantiu Flávio Godinho.
A coletiva contou com a participação do comando do 26º Batalhão da PM de Itabira, comando do 6º Pelotão de Bombeiros de Itabira e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.