Mais de 100 pessoas da melhor idade participam deconferência em São Gonçalo

O município de São Gonçalo do Rio Abaixo realizounesta terça-feira (11), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento contou com mais de 100 idosos de várias localidades das zonas rurais e urbanas.

O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho fez a abertura fo evento e destacou a importância do tema desta edição que abordou ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’. “Não podemos medir esforços em promover mais qualidade de vida aos idosos já que eles integram a parcela da população que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade”, observou o prefeito.

Os participantes promoveram um balanço acerca das demandas levantas na 1ª Conferência dos Idosos em São Gonçalo, realizada em 2015. Vários quesitos são cumpridos no município como a prioridade no atendimento ao idoso no âmbito da saúde municipal, considerando a classificação do risco de saúde; as consultas médicas são agendadas previamente por horário, a fim de evitar os longos períodos de espera, e muitas outras ações que conferem mais facilidade aos idosos.

Este ano, outras demandas foram solicitadas pelos participantes. Os idosos reivindicaram mais opções de lazer como aulas de dança e hidroginástica; fornecimento de Médico Geriatra; melhorias na comunicação entre o setor de transporte e o idoso; autorização de exames dentro do hospital e muitas outras solicitações.

Todas as reivindicações serão analisadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal dos Idosos para que sejam gradativamente implementadas no município. Uma palestra ministrada por Evanézio Fidêncio Miranda alertou os participantes que um dos segredos para o envelhecimento saudável é viver mais feliz.