Projeto seria apresentado no dia 15 deste mês pela empresa Petrocity,
mas foi adiado por questões estratégicas
Além da ferrovia, empreendimento terá porto e unidades de
transbordo de cargas, uma em Santa Maria de Itabira
Santa Maria de Itabira está prestes a entrar no mapa das cidades atendidas por linha férrea.
Conforme o projeto, que seria apresentado na terça-feira (15), no Espírito Santo, serão construídos 560 quilômetros de linha férrea, saindo de Sete Lagoas, passando pelo Aeroporto Internacional de Confins (Grande BH) e cidades de Santa Maria de Itabira, Governador Valadares e Barra de São Francisco, no ES, até o complexo portuário de Urussuquara, em São Mateus, litoral capixaba. O projeto aponta ainda a construção de mega porto no ES e unidades de transbordo e armazenamento de cargas (Utacs), nas cidades entre Sete Lagoas e Barra de São Francisco.
O empreendimento é da Petrocity, do empresário José Roberto Barbosa da Silva, que desde o ano passado está visitando lideranças políticas para dar a notícia e iniciar acordos.
Pelas informações, o adiamento da apresentação do projeto se deve a questões estratégicas, principalmente após o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciar, durante a posse no dia 1º, apoio ao empreendimento, inclusive, de estadualizar ou municipalizar portos que hoje têm instâncias decisórias na esfera federal. O governador também vai trabalhar para flexibilizar licenças ambientais por meio do Instituto Estadual de Meio-Ambiente (Iema) do Espírito Santo.
Apesar de adiar a apresentação do projeto da linha férrea, a promessa do governador animou os empreendedores, que se encontram no dia 17, em Vitória, para assinar os contratos com os parceiros da Petrocity para a construção do complexo portuário em São Mateus. A parte principal ficará com a Odebrecht, que terá R$ 2,1 bilhões para a construção do porto, cujo custo final está estimado em R$ 3,2 bilhões.
O empresário José Roberto relatou que o projeto vai integrar modais rodoviário, ferroviário e portuário, visando efetivamente acabar com a demanda reprimida de carga e interiorizar a economia. Isso significa que além da linha férrea, unidades de transbordo e porto, ao longo da ferrovia, poderá ser construída uma rodovia.
Para o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (Pros), município da microrregião que contará com a linha férrea e uma unidade de transbordo de cargas, a notícia é muito bem-vinda e cria novas perspectivas de futuro.
“O diretor da Petrocity, José Roberto, nós procurou em outubro do ano passado e contou sobre o projeto da linha férrea, que passará por Santa Maria. Foi informado também sobre a instalação de uma unidade de transbordo de carga em nosso município. A notícia, em princípio, era sobre estudos, mas agora está se tornando realidade, fato que abre novas perspectivas de futuro, com a geração de oportunidades de negócios, emprego e renda”, diz Reinaldo Santos, que vai para o Espírito Santo no dia 17 deste mês acompanhar a assinatura que autoriza o início das obras no megaporto em São Mateus, que custará R$ 3,2 bilhões.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Maria de Itabira, Diogo Oliveira, a unidade de transbordo e armazenamento de cargas e a linha férrea farão com que outros investimentos de grande porte cheguem ao município. “Essa unidade de transbordo e linha férrea representam muito economicamente para nossa cidade e é muito importante nos prepararmos para recebê-las. Qual empresa não quer estar próxima a um local onde possa escoar de maneira mais rápida e econômica seus produtos? A ideia é preparar nossa cidade para que outras empresas possam se instalar aqui. Para isso, precisaremos investir em segurança, moradia, em saneamento e buscar junto ao Governo do Estado e o Governo Federal recursos para isso. Outra medida importante que devemos estar trabalhando nos próximos meses é um local para abrir um parque industrial para que possamos receber essas empresas com o propósito de geração de emprego, renda e qualidade de vida aos moradores”, diz Diogo Oliveira.
A nova data de apresentação do empreendimento da linha férrea não foi divulgada. A garantia é de que o empreendimento vai mudar a geografia logística do Sudeste com a linha férrea e o primeiro porto da região dentro da área da Sudene.
FERROVIA
O empresariado do setor de mineração, neste momento, é o mais entusiasmado com o novo corredor logístico projetado pela Petrocity.
Maurício Toledo, da Mineração Toledo, que é um dos dez maiores exportadores de rochas ornamentais do país, quer aproveitar a ferrovia e o porto também para incrementar as exportações de minério de ferro da região de Guanhães.