Objetivo da viagem foi estabelecer parcerias comerciais bilaterais com instituições públicas e privadas daquele país, apresentando as vantagens dos consórcios públicos dos municípios no Brasil
Brasil-China. No final de outubro, o prefeito de Santa Bárbara, Leris Felisberto Braga, que preside a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi); visitou as cidades de Pequim, Xangai e Xuzhou, na China, acompanhado do prefeito da cidade de Mar de Espanha e presidente da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil(Conaci) e do Consórcio Intermunicipal de Especialidades(Ciesp), Welington Marcos Rodrigues. Também acompanharam os prefeitos, a procuradora jurídica do Município de Mar de Espanha, Ana Cristina Mauler; e o diretor presidente da Empresa Municipal de Mar de Espanha(Empmar), o monlevadense José Firmo do Carmo Júnior, servidor de carreira de uma estatal mineira.
Leris Braga representou o Médio Piracicaba, como presidente da Amepi e do Consmepi, e, na ocasião, junto as demais autoridades, apresentou aos chineses os desafios e oportunidades dos pequenos e médios municípios brasileiros, em especial, dos quais lideram. Em uma semana e uma agenda intensa, valendo-se de diversos modais de mobilidade e acesso, a comitiva percorreu 1300 km em território chinês, por veículos, trem urbano e trem bala.
Gestão 5.0. Nesta ocasião, também foi apresentado o nosso novo modelo de governança pública, a Gestão 5.0, com seus pilares estratégicos, voltados para a construção de cidades inteligentes, desafios e oportunidades para promover uma nova mentalidade e ancorar a cidade num modelo empreendedor e de crescimento, com base na mobilização social, certificada pela construção dos planos municipais e de um cadastro multifinalitário. Outros pontos que norteiam as ações empreendidas pelo Município são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da ONU, a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.
Neste contexto, na busca por um modelo de cidade inteligente, a Gestão 5.0, apresentada durante o IV Fórum, foi criada para orientar as novas prioridades da administração pública, por meio da implantação de boas práticas de gestão, a fim de promover uma melhoria estrutural do Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) do Município, a partir de cinco pilares, que trabalham Integridade Pública; Educação; Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Saúde e Qualidade de Vida.