A coleta mecanizada de lixo, feita por meio de contêineres, poderá ser realidade em Itabira nos próximos meses.
A proposta está sendo estudada pela equipe da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itabira Urbanizada – Itaurb), responsável pela limpeza urbana do município, como varrição, capina, coleta (orgânica e seletiva) e destinação dos resíduos, bem como na execução de obras públicas e vigilância em prédios públicos.
Para saber mais sobre a coleta mecanizada de lixo, o diretor presidente da Itaurb, Sebastião Onofre Silva; o diretor Administrativo, Cláudio José dos Santos; o diretor de operações, Elízio Marcos e o gerente de Comunicação, Geraldo Ramos, estiveram em Santa Bárbara, no final do mês de janeiro, para conhecer o serviço já ofertado pela Prefeitura.
Eles foram recebidos pelos secretários de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santa Bárbara, Felipe Fernandes Guerra, e de Obras, Infraestrutura e Urbanismo, Marcos José Felisberto, e equipe, que deram detalhes sobre custos e a eficácia gerada pelo sistema mecanizado, que reduz gastos e emprego de mão de obra.
A proposta está em analise e poderá ser implantada em Itabira ainda neste ano, com projetos pilotos em alguns bairros da cidade.