Itabira terá R$ 5 milhões a mais para aplicar na Saúde e Assistência Social

Acordo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (27) entre a Prefeitura de Itabira e a Fundação Vale

A Prefeitura de Itabira e a Fundação Vale assinaram, nesta quinta-feira (27), acordo de cooperação para desenvolvimento do programa Ciclo Saúde Proteção Social no município. A iniciativa vai destinar, até 2026, R$ 5 milhões para ações nas áreas de saúde básica e proteção social.

O acordo garante disponibilizar conhecimentos, tecnologias e parcerias próprias capazes de garantir a qualidade das atividades previstas no projeto; recursos humanos próprios, treinados e preparados para implantação dos trabalhos; acompanhar, supervisionar e fiscalizar a execução do acordo celebrado; além, dentre outras coisas, participar e prestar apoio operacional e institucional, garantindo os níveis adequados de qualidade dos procedimentos.

Como funciona

O Ciclo Saúde Proteção Social busca fortalecer as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, a partir de uma política transversal do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com gestores e profissionais das áreas da Saúde e Assistência Social qualificados. As ações estão organizadas a partir da experiência acumulada pelo Ciclo Saúde nos territórios com ênfase em metodologias ativas e participativas, reconhecidas e com resultados.

Em parceria com o Cedaps e as secretarias municipais, os principais objetivos da iniciativa são desenvolver capacidades e fomentar a educação permanente de gestores e profissionais; fomentar a cultura da atuação intersetorial; ampliar o desempenho da Atenção básica em Saúde e Assistência Social, além de melhorar indicadores sociais e de saúde (Previne Brasil).