Data é a quarta mais importante do calendário comercial
08/08/2024 – Os comerciantes de Itabira estão otimistas com as vendas para o Dia dos Pais. Aliás, essa é também a palavra de ordem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que ver na data a quarta do ano melhor para a movimentação do setor. Para atender à demanda, a entidade deixa como sugestão, o funcionamento em horário especial no sábado (10), das 9h às 18h.
A ampliação do horário conta com a autorização e apoio da Administração Municipal, firmado por meio de decreto publicado.
“Não tem como deixar de criar uma expectativa em torno da data. Estamos otimistas e já percebendo uma movimentação maior. O Dia dos Pais é por tradição uma data que os filhos fazem questão de prestar homenagens aos pais”, diz o presidente da CDL de Itabira, Eduardo Moraes.
Para ele, os empresários estão confiantes e preparados. Essa confiança, destaca, é um sinal positivo e a data uma oportunidade importante para fortalecer os laços com os clientes e oferecer experiências e produtos que tragam valor emocional, algo que o mercado está bem preparado para entregar.
De acordo com o gestor da instituição, o Dia dos Pais é uma data estratégica e que merece a atenção dos lojistas. A categoria de roupas e acessórios é a que costuma ter maior saída como presente para os pais, em especial camisetas, calças jeans, camisas, bermudas, tênis e sapatos. Eduardo Moraes afirma que as lojas do setor estão preparadas para atender a demanda dos consumidores. A expectativa é de aumento substancial das vendas.
Também são presentes muito procurados para os pais, os eletrônicos, acessórios, perfumaria e até mesmo os chocolates.
Para ajudar a impulsionar as vendas e em apoio ao comércio varejista da cidade, assim como tem feito nos anos anteriores, a CDL lançou a campanha institucional ‘Dia dos Pais’, evocando o apelo emocional comum à data que inclui propagandas em rádio, redes sociais e cartazes afixados nas lojas parceiras.
A campanha tem a aprovação dos associados. A dona de loja de confecções, Lacy Batista, disse que os cartazes usados para divulgação da campanha, funcionam como um certo atrativo. “Às vezes a pessoa entra na loja somente com intenção de conferir o cartaz e aproveita para ver as novidades. Quem já está preparado para as datas, aproveita para fazer o próprio marketing, mostrando sugestões de presentes para o homenageado da vez, o pai”.
Lacy Batista aposta em um crescimento de pelo menos 15% em relação aos dias normais e melhores do que na mesma data do ano passado.
Raquel Lage, também comerciante do setor, explica que sua loja é voltada para roupas e acessórios femininos. Contudo, ainda é beneficiada pela data. “Tem sempre aquela pessoa que foi criada somente pela mãe, uma tia ou avó. E tem as mulheres que querem se enfeitar para os pais de seus filhos”.
Ciente da demanda, ela disse que aproveita para acrescentar alguns artigos masculinos em seu estoque, sem perder o formato tradicional. “Cinto, meias, carteiras e camisas de malhas, são exemplos de mercadorias que em pouco tempo abrem espaço para estoques novos”, brincou ela.
Já Alexandre Nogueira “Alex”, em sua loja predominam os artigos masculinos. São calças, camisas e acessórios. Apesar de ter fechado a loja física, Alex disse que manteve as vendas informais, no estilo sacoleira e recebeu bastante encomenda para o período.
“Trabalho com produtos que agradam os homens de espírito jovem. E além do Dia dos Pais, estamos na semana da Exposição Agropecuária de Itabira. Nossos clientes normalmente querem apresentar uma figura bonita no vento”.
A expectativa de Alex, é dar uma guinada nas vendas agora, já se preparando para o fim de ano.