Cinco anos após ser lançado, em 21 de março de 2013, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Regional Vale do Aço, o Movimento Nova 381, iniciativa do setor empresarial de Minas Gerais com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do estado a partir da duplicação da BR-381, apresenta bons resultados, principalmente quanto ao apoio e monitoramento das obras, que podem ser conferidas no endereço “www.nova381.org.br”, contudo, chama atenção a fraca adesão ao movimento de cidades como Itabira, com apenas 1.366 participantes, pouco mais de 1% da população.
Para ampliar este número e colocar Itabira entre as cidades interessadas em acompanhar, discutir e cobrar o cumprimento da obra, a Prefeitura lançou na última semana de março a campanha para que mais itabiranos se inscrevam no movimento que, além de tudo, pode gerar divisas financeiras para a cidade.
Conforme o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Emerson Ferreira, a adesão das pessoas é importante para fortalecer a causa. “O movimento serve para pressionar o Governo Federal com as obras de duplicação e, por isso, precisamos que mais itabiranos se inscrevam na página”, explicou. Ainda segundo ele, “queremos estimular escolas, alunos e empresas a lançarem o maior número de cadastros no movimento”.
Todas as ações são acompanhadas pelo site “www.nova381.org.br” que, mensalmente, divulga um ranking das cidades apoiadoras. No último balanço, referente a fevereiro deste ano, Itabira apareceu na penúltima colocação, com apenas 1.366 pessoas inscritas. Ipatinga (17.982), Caratinga (14.326) e João Monlevade (13.141) lideram a escala de apoio.
Para as pessoas que quiserem se cadastrar neste site, mas não têm acesso à internet, a Prefeitura criou pontos de apoio localizados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itabira, avenida das Rosas, nº 410; no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Parque da Água Santa, próximo à rodoviária; na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), avenida Duque de Caxias, nº 1.240; na Casa de Drummond, rua Major Lage, nº 352 e na Secretaria, avenida Carlos de Paula Andrade, nº 135.