A Prefeitura de Itabira começou nesta quarta-feira (3) a implantação de ciclorrotas na cidade. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a finalidade é que bicicletas, carros e pedestres possam compartilhar o mesmo espaço com maior segurança.
As ciclorrotas são caminhos indicados nas vias para a circulação preferencial de ciclistas. Dessa forma, a sinalização horizontal chama a atenção de condutores para reduzirem a velocidade e respeitarem o deslocamento das bicicletas.
A pintura das ciclorrotas é realizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), sob coordenação da SMMA. O cronograma inclui as avenidas Mauro Ribeiro, Duque de Caxias, Brasil, Ipiranga, Cristina Gazire, Li Guerra, Espigão e Machado de Assis. O trabalho deve ser concluído em duas semanas.
Priscila Martins da Costa, secretária de Meio Ambiente, defende que a proposta é um passo importante à melhoria da mobilidade urbana em Itabira. “As ciclorrotas são, além de uma estratégia de segurança no trânsito, meios de estímulo ao uso sustentável das bicicletas”, disse.