Instituto Tecnológico Vale prorroga inscrições para programa de mestrado profissional

O programa visa fomentar a sinergia entre o estudo investigativo, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a indústria (Léo Gomes)

Curso é gratuito e oferecido em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Os interessados em concorrer ao Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração, coordenado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV), ganharam mais prazo para se candidatar. As inscrições foram prorrogadas até 25 de novembro de 2022 e podem ser feitas pelo site www.gestaodeconcursos.com.br.

O programa tem caráter multidisciplinar e interdisciplinar e oferece uma visão ampla sobre ciência e tecnologia e fomenta a sinergia entre o estudo investigativo, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a indústria.

São 19 vagas disponíveis para o público externo e duas adicionais exclusivas para servidores técnico-administrativos da Ufop. Conforme edital, há vagas reservadas para pessoas com deficiência, para negros ou indígenas e para mulheres, como forma de incentivar a inserção de mais mulheres na engenharia.

O mestrado é gratuito e, de acordo com a disponibilidade e ordem de classificação, serão concedidas bolsas aos candidatos de demanda social com dedicação em tempo integral. A seleção ocorrerá por meio de duas provas online (inglês e conhecimentos específicos), de caráter eliminatório e classificatório, e de análise curricular.

O curso é presencial e ministrado em Ouro Preto (MG), com duração de 24 meses. O edital está disponível em http://www.proficam.ufop.br.