Os projetos devem seguir as frentes de Educação Empreendedora, Habitação e Reciclagens nas regiões de atuação da empresa em Minas Gerais
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está com inscrições abertas para o Edital de Investimento Social 2024, em Barão de Cocais realizadas online pela plataforma Prosas, entre os dias 1º de setembro e 02 de outubro.
Podem se inscrever, organizações da sociedade civil (ONGs, associações locais sem fins políticos ou partidários) e instituições religiosas com finalidade social para atuação na cidade.
Os recursos serão disponibilizados em 2024, de acordo com o cronograma de cada projeto aprovado. Em 2022, a Gerdau investiu R$ 37,2 milhões com iniciativas sociais em Minas Gerais. Ao todo, foram 130 projetos e 142 ações. Quase um milhão de pessoas de 23 municípios foram beneficiadas no período.
Os projetos devem seguir as frentes de Empreendedorismo, em três pilares: educação – apoio a projetos voltados ao estímulo e à capacitação de atuais e futuros empreendedores, bem como a preparação para o mercado de trabalho, habitação – com o desenvolvimento de iniciativas voltadas à busca de soluções para os desafios da moradia e reciclagem – projetos voltados para estímulo à reciclagem, à reutilização de materiais e ao consumo consciente.
A atuação social focada no empreendedorismo desperta, canaliza e impulsiona a capacidade das pessoas comprometidas com a construção e transformação de um futuro melhor na vida de crianças, jovens e adultos.
Os projetos serão avaliados de acordo com a Diretriz de Responsabilidade Social da Gerdau e com a apresentação dos formulários obrigatórios e documentações a serem exigidas ao longo das três etapas da iniciativa. Os resultados estão previstos para serem divulgados em 30 de novembro na plataforma Prosas.
Sobre a Gerdau
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).