O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) concluiu na sexta-feira (25) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) com avaliação positiva dos colaboradores e, também, da diretoria da instituição.
Este ano, o foco do trabalho foi chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental e a diminuição do estresse no ambiente de trabalho. O desafio, que se torna ainda maior quando se trata de uma instituição de saúde, conforme destacou o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz.
“Essa semana foi muito proveitosa porque falamos muito do quesito ‘saúde mental’. Todo serviço, em algum momento, é estressante e quando se trata de área de saúde é ainda maior por que são vária cobranças. Você tem a sua própria cobrança interna, tem a do paciente, tem a de um parente que o acompanha no dia a dia, então, trabalhamos muito essa questão para criar essa consciência em relação à instituição”, disse o provedor.
A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), Fabiana Almeida, também fez uma avaliação positiva do evento, que contou com palestras e momentos de saúde e bem-estar para os colaboradores, como sessões de massagens, apresentações musicais, jogos e cafés da manhã.
“Sentimos, por parte dos colaboradores, muito bem recebidos os assuntos abordados, as palestras e atividades. Inclusive, foi um tema escolhido pelos próprios colaboradores e teve muita adesão. Foi bacana, por que tirou um pouco do que era maçante, com relação ao uso de EPI’s [Equipamentos de Proteção Individual], não deixamos de falar deste assunto, mas falamos bastante da saúde mental e psicológica do colaborador. Foi muito bom, teve a participação em peso de toda a instituição e tudo foi muito rico, é só agradecer”, disse a presidente da Cipa.