Grupo de resposta para riscos e desastres retoma plantões de maneira integrada

Os trabalhos são conduzidos pela coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Nilma Castro

O Grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GGIRD) retoma, a partir deste final de semana, os plantões que envolvem as diversas repartições da Prefeitura, autarquias e órgãos externos para ações de enfrentamento a incidentes de causas naturais. O grupo iniciou suas atuações no ano passado e tem o acompanhamento intensificado no período chuvoso, entre novembro e março do ano seguinte.

Uma reunião preparatória foi realizada nesta sexta-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os trabalhos são conduzidos pela coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Nilma Castro, responsável pelo atendimento inicial das ocorrências.

Além da Defesa Civil, o GGIRD reúne integrantes das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Assistência Social e Administração, Itaurb, Saae, Transita, Gabinete e Coordenadoria de Comunicação Social. Também fazem parte a Cemig, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Vale.

Durante a reunião, Nilma destacou as ações de prevenção realizadas pela Prefeitura de Itabira ao longo do ano, o que contribui para que menos ocorrências sejam registradas no período chuvoso. Ela citou a limpeza de bueiros e dos canais do Gabiroba e da Praia, além das visitas e monitoramento em locais considerados mais críticos. “O que define a necessidade de resposta e reconstrução são as ações de prevenção e preparação. E isso a gente tem feito de maneira muito efetiva em Itabira”, elogiou a coordenadora.

Segundo a Defesa Civil, ao longo de todo 2022, foram 357 chamadas atendidas em Itabira. Desse total, 101 casos foram remetidos à Secretaria Municipal de Assistência Social para providências diversas. Até este início de novembro, 400 famílias receberam cestas básicas, 125 receberam kit de higiene pessoal e outras 100 tiveram acesso a kits de materiais de limpeza. Devido ao último temporal, registrado em outubro, 35 residências já receberam telhas para substituição de materiais danificados.

A Defesa Civil de Itabira pode ser acionada pelos telefones 3839-2147 e 98294-6273 (whatsapp).