O Gerdau Challenge abriu para startups e spin-offs proporem soluções para três desafios em diferentes unidades da Gerdau em Minas Gerais
A Gerdau e o FIEMG Lab apresentaram, na quarta-feira (26/04), o resultado da 4ª edição do programa de inovação aberta, Gerdau Challenge FIEMG Lab. O objetivo foi identificar e testar novas tecnologias de startups e spin-offs que atuem na solução de desafios propostos pela Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, nas suas operações em Minas Gerais. Neste ano, foram inscritas 55 soluções de nove estados, envolvendo 25 cidades.
Como uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab, a Gerdau apresentou três desafios para o programa: agilidade no monitoramento do biorredutor na usina de Divinópolis; medição on-line de empeno de perfis metálicos na laminação da usina de Ouro Branco; e redução da geração de finos na produção de carvão vegetal na planta da Gerdau em Três Marias. Após avaliação e seleção inicial dos projetos de maior aderência, os escolhidos pela Gerdau passaram para a etapa de nivelamento técnico, com até duas soluções por desafio.
Em seguida, startups e spin-offs tiveram acesso a especialistas da empresa para construírem e refinarem suas propostas técnico-comerciais. As soluções aprovadas e contratadas seguiram para as Provas de Conceito (POCs) remuneradas. Em um formato ágil de gestão de projetos, as POCs tiveram duração de 12 semanas, com sprints semanais e acompanhamento Gerdau, FIEMG Lab e startups. As empresas vencedoras foram: Pix Force (RS) e SVA Tech (MG), Apollo Solutions (SP) e TCX (MG) e Siatel (MG), atuando, respectivamente, nos desafios de Divinópolis, Ouro Branco e Três Marias.
Segundo Jackson Reis, especialista em inovação da Gerdau, o Gerdau Challenge é uma importante ferramenta para promover e estimular a inovação, especialmente para os desafios das operações da companhia em Minas. “O programa também está alinhado à nossa agenda ESG e aos nossos desafios em elevar ainda mais o patamar de segurança e competitividade dos nossos processos industriais. Fazer parte de iniciativas que incentivam o desenvolvimento da indústria e, ao mesmo tempo, ajudam no crescimento profissional das startups é muito gratificante e tem sido um sucesso”, destaca. Os próximos passos são a avaliação das soluções validadas para que elas possam ser contratadas e implantadas pela Gerdau no aprimoramento dos processos dentro da usina.
O FIEMG Lab
O FIEMG LAB, hub de inovação aberta entre indtechs e indústrias do Brasil, tem o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade, por meio da inovação aberta. Dessa forma, possibilita o desenvolvimento econômico do ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias. O hub é uma iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Juntos, acreditam na relação impactante entre startups e indústrias como agentes para a construção de uma nova economia, próspera e abundante.
Challenge FIEMG Lab
O Challenge FIEMG Lab é o programa de desafios de inovação aberta, realizado pelo FIEMG Lab em parceria com indústrias, que proporciona oportunidades de negócios e desenvolvimento para startups e spin-offs de todo o Brasil. O programa já lançou mais de 40 desafios no mercado e engloba as fases de compreensão, identificação, conexão e, por fim, aplicação de novas soluções e tecnologias aderentes aos desafios propostos.
Gerdau Challenge FIEMG Lab
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, é uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab, sendo a primeira a desenvolver desafios nessa parceria. Atua com o FIEMG Lab desde 2018. Na 4ª edição desse projeto, a Gerdau acredita na inovação como viabilizadora de soluções disruptivas para cenários desafiadores.