O II Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira, promovido pela Prefeitura entre os dias 12 e 15 de junho, atrai grande público, mostra força regional e passa a fazer parte dos eventos oficiais do município.
Neste ano toda a programação, com entrada franca, aconteceu na avenida Israel Pineiro, onde foram montadas tendas, barraquinhas e palco com iluminação e som de boa qualidade para receber artistas consagrados e público que aprecia a boa música em um espaço aconchegante.
A programação também se estendeu aos salões da Fundação Francisco de Assis, onde ocorreram apresentações teatrais, exposições, homenagem e lançamento de livro.
Em busca de conscientizar os jovens, as atrações foram abertas com o teatro do Túnel das Drogas, promovido pela Policia Militar com sessões dias 9, 10 e 11 de julho, com participação de 460 alunos.
No dia 12 aconteceu a abertura oficial do II Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira, com homenagem à professora e diretora do antigo Colégio Trajano Procópio, Dona Glycia Moreira Guerra, com depoimentos e um curta gravado pelos alunos da atual Escola Estadual Agenor Guerra. Ainda no dia 12, aconteceram as apresentações do grupo de Dança Circular, Coral da Fundação e show com Gilson das Gerais e Banda.
Na sexta (13) a programação começou cedo, com a segunda edição da Ação Cívico Social, de 8h às 15h e apresentação teatral da Trupe Gaia. Já no início da noite, ocorreu a quadrilha e logo após, shows musicais com Legião II, a grande apresentação de Sá & Guanabyra e logo após, Los Hervês.
No sábado (14), a programação seguiu recheada de atrações na Fundação Francisco de Assis e na estrutura montada na Israel Pinheiro pela Prefeitura. Roda de poemas do livro Dentro de Mim, lançado pela escritora santa-mariense Maria Gláucia Drumond de Alvarenga, abriu a noite de autógrafos da escritora na Fundação, onde ocorreu também a exposição fotográfica Barro Preto.
Já a programação musical e artística na avenida, os grupos de dança circulares Neste Chão e Meninos de Minas resgataram a cultura e a alegria dos povos quilombolas. Já as 22h30, o grande show da noite, com Zé Geraldo relembrou canções como O Cidadão “Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar. Foi um tempo de aflição. Eram quatro condução, Duas pra ir, duas pra voltar…” ou Senhorita “Minha meiga senhorita eu nunca pude lhe dizer. Você jamais me perguntou de onde eu venho e pra onde vou…”, que fizeram o público entoar junto. Pê e Banda encerraram a noite de festival no sábado.
No último dia do Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira, no domingo (15), a agenda foi aberta com a transmissão da final da Copa do Mundo acompanhada de almoço solidário.
Mais quatro apresentações artísticas agitaram a tarde de domingo. A primeira com Nonoca e Romário, a segunda com o Grupo Folclórico Mãe África, em seguida a Banda Karma, encerrando com a apresentação de Thaynara Nolasco.