Fé em Deus e persistência de médico renomado evitam que jovem tenha perna amputada em Itabira

19/11/2023 – A história de Matheus Barbosa, 27 anos, é daquelas de arrepiar. Para muitos, duvidável. Mas a verdade é que o jovem contrariou diagnósticos médicos e causou surpresa em muita gente. Ele fez questão de compartilhar sua experiência em vídeo nas redes sociais, numa demonstração de fé e gratidão, dando oportunidade para que outras pessoas possam se inspirar.

Ouça a emocionante história do paciente e seu ortopedista

 

Morador de Barão de Cocais, aos 24 anos de idade, Matheus Barbosa sofreu um acidente grave, com fratura exposta de tornozelo e luxação. O diagnóstico médico foi de perda da perna. Ele não tinha artérias fazendo a irrigação necessária de sangue no membro ferido e a única forma de salvá-lo seria amputar a perna.

Num primeiro momento, Matheus Barbosa foi socorrido no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, pelo ortopedista Edson Lima. Após avaliação do quadro do paciente, o especialista o encaminhou para Belo Horizonte, com a indicação de atendimento vascular. Lá, ele teve a condenação da perna, sendo reencaminhado para o hospital de Itabira para fazer a amputação.

Diante da idade do rapaz, Edson Lima se recusou a fazer a amputação do membro antes de fazer uma nova avaliação, descobrindo, a partir daí, um único vaso sanguíneo como esperança para salvar Matheus Barbosa. Com o apoio do médico angiologista e cirurgião vascular Felipe Lemos, ele decidiu arriscar a sorte, salvando a perna do jovem.

“Salvamos a perna do Matheus e este caso nos dá muito orgulho. Um menino jovem que a gente conseguiu devolver a perna, com persistência e por acreditar que essa era a melhor coisa a ser feita. Que Deus reserve sempre o melhor para nós”, comemorou o ortopedista Edson Lima.

A cirurgia foi um sucesso e, apesar de uma pequena sequela, Matheus Barbosa não perdeu a perna e pode voltar a trabalhar, andar e ter uma vida normal, mas o principal, conforme gosta de dizer, é que “a fé remove montanhas”. “Esse momento de fé foi uma coisa muito marcante no hospital e pra mim. Porque Deus está presente em todos os momentos da nossa vida. Eu sempre falava isso para a minha família, que era pra ter fé. Ainda na UTI eu sentia a presença de um ser com a luz muito forte, com a luz maravilhosa. Eu nunca tinha visto isso. E nesse momento eu senti paz, conforto. Esse ser tocava no meu pé e no momento que ele tocava eu sentia que o meu pé estava voltando à vida. Sentia o batimento. Depois disso, o meu pé, graças a Deus, voltou a ter o batimento. Foi maravilhoso”, testemunhou Matheus Barbosa.