Família na Praça proporciona lazer, saúde e diversão à moradores de Passabém

Nem mesmo o clima típico do período chuvoso impediu que o povo hospitaleiro de Passabém aproveitasse as diversas atividades gratuitas do Família na Praça, realizada no último domingo, 25 de novembro, na praça São José, das 8h às 16h, por meio do Senar Minas, com apoio da Prefeitura local, Associação Comunitária de Passabém e Sindicato Rural de Itabira.

Moradores que estiveram no local aprovaram a iniciativa, que proporcionou lazer, saúde, diversão e conscientização.

O produtor rural Fernando Márcio Duarte saiu de casa cedo. Ele contou como a experiência com os animais, a arte e a música tem transformado a vida do filho, diagnosticado no primeiro ano de vida com autismo. “Daniel demonstrava pouco interesse pelas pessoas e apresentava um olhar tristonho. Os tratamentos foram importantes porque além de apresentar melhora significativa, aprendemos o jeito de lidar, reconhecendo como ele enxerga a vida e expressa seus sentimentos. E a gente tenta envolvê-lo cada vez mais com o que faz bem para ele,” disse o pai, orgulhoso, enquanto observava o filho desenvolvendo suas habilidades, empolgado, na confecção de um fantoche, oficina programada para a criançada.

O pequeno Daneil na confecção de um fantoche

No artesanato, engana-se quem pensa que a atividade atraiu apenas o público feminino e adulto. A partir dos mais de 70% de materiais naturais, colhidos na própria localidade, os alunos, com destaque para homens e crianças, aprenderam a fazer vasos ornamentais para plantas de menor porte, como a suculenta – tendência do momento e de baixo custo e, de certa forma, ainda receberam uma aula de consciência ambiental, pela instrutora da Cláudia Silveira. “Um dos objetivos é sensibilizar os participantes para o reaproveitamento, separando o que pode ganhar vida nova. O lixo pode ser luxo, basta colocar amor e despertar o olhar para a arte”, disse Cláudia. O auxiliar de serviços gerais, Ednei Ferreira, mostrando a lembrança que estava levando para casa, fruto de mãos talentosas, elogiou a oficina. “Quando o assunto é artesanato, estou dentro. Fiquei muito satisfeito com o resultado. A gente não faz ideia do quanto a natureza nos oferece em reutilização”.

 

O auxiliar de serviços gerais, Ednei Ferreira com os filhos

A mobilizadora Ana Maria Pena, representando o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira, entidade parceira do evento, ficou satisfeita com a movimentação no município. “Recebemos o público esperado, mesmo com a promessa de chuva. É tudo preparado com muito carinho e fazer chegar entretenimento, aliado a serviços de saúde e informação em um único dia a uma população carente, não tem preço”, disse Ana Maria.

“Essa ação é uma das formas de contribuição para a melhoria da qualidade de vida das famílias dos produtores e trabalhadores rurais. Os ganhos são muitos, com destaque para os da área de saúde e lazer”, explicou a analista da Promoção Social do Senar Minas, Michelle Camila de Paula, descrevendo alguns dos serviços mais procurados como exame de vista, aferição da pressão arterial, campanha de saúde bucal e teste de glicemia. “É muito gratificante ver as famílias reunidas, sendo beneficiadas e se divertindo. Várias pessoas me procuraram em agradecimento ao Senar, pelo programa”.