FOTO: Aluna, ao lado da mãe, exibe o cartão, que pode ser usado em supermercados credenciados
Para garantir o investimento mínimo de 25% do Orçamento Fiscal em educação, a Prefeitura de Itabira atende cerca de quatro mil alunos da rede municipal com o programa Merenda em Casa, que fornece kits de alimentação escolar durante a pandemia do coronavírus. A entrega dos vouchers para que pais e responsáveis façam a retirada dos kits, em oito supermercados credenciados, começou nesta segunda-feira (22).
Cada escola agenda com os pais e responsáveis a entrega dos vouchers para que não ocorram aglomerações. Neste primeiro mês da iniciativa são assistidos também alunos das escolas estaduais – aproximadamente 750 estudantes. Todos os beneficiários foram identificados observando critérios de vulnerabilidade social e inscrição no programa Bolsa Família.
Os kits de alimentação contém legumes, como abóbora e cenoura; frutas, a exemplo de banana e laranja; além de leite, achocolatado, biscoito, amido de milho e proteínas: carne de frango e ovos. A cesta é composta no valor de R$ 60,54.
Estão credenciados os supermercados Nova Europa, do Centro e bairro Praia; Bela Vista; João XXIII; Super Mais (Gabiroba); Caminho Novo; União (avenida João Pinheiro); e supermercado Praia. Os estabelecimentos foram habilitados por 120 dias e cada um tem cota para fornecer 500 kits por mês.
“Os kits foram definidos em consonância com diretrizes nutricionais e utilizando os recursos da merenda escolar. Concentramos todos os esforços para assistir às famílias que precisam neste período difícil e de necessário isolamento social”, destacou o secretário de Educação José Gonçalves Moreira.
O Merenda em Casa complementa outras políticas do Município neste momento de pandemia, a exemplo do Itabira Voucher, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fornece cartão-alimentação recarregado com R$ 200 para a compra de itens de primeira necessidade.
“Famílias carentes que não têm condições poderão complementar a alimentação dos filhos. Parabenizo à Prefeitura pela iniciativa e peço às pessoas que colaborem e permaneçam em casa para que a gente possa vencer o coronavírus”, comentou Marlene Aparecida Veríssimo, 46, mãe de aluno beneficiado no bairro Pedreira.
Cadernos de atividades
A Secretaria Municipal de Educação elabora a segunda edição dos cadernos de atividades que serão distribuídos em julho. Em maio, alunos da área urbana e comunidades rurais receberam os materiais didáticos para minimizar o impacto da perda das aulas durante a pandemia de Covid-19. A rede municipal de Itabira tem aproximadamente 10 mil alunos em 27 escolas e 20 centros municipais de educação infantil (CMEIs).