Com 79 anos de história, VEC receberá proposta para gestão e sustentabilidade do negócio, além de projeto para revitalização da sede
Com 79 anos de história e tradição, o Valeriodoce Esporte Clube (VEC) de Itabira está prestes a concretizar a retomada de suas atividades. A Una Itabira – instituição do Ecossistema Ânima Educação – em uma parceria inédita com a agremiação esportiva, vai apresentar propostas de projetos para a gestão e sustentabilidade do negócio, arquitetura e engenharia para a revitalização da sede. O VEC, por sua vez, será responsável por executar as ações sugeridas, conforme políticas e recursos internos.
Segundo o coordenador de cursos da Una de Itabira, Bruno Oliveira, as iniciativas propostas pelos alunos da instituição envolvem diversos aspectos e, por isso, serão desdobradas de forma gradativa. “Será muito gratificante para nós, da Una Itabira, contribuir com propostas de ações para um clube que é reconhecido nacionalmente. A experiência de levar para a prática o aprendizado acadêmico é muito enriquecedora ao currículo, principalmente quando é interdisciplinar. Neste projeto, vamos elaborar sugestões desde a gestão do negócio até projetos de arquitetura e engenharia para a reforma da atual sede”, diz.
“O VEC é um patrimônio de Itabira, um clube que está no coração de milhares de pessoas em todo o Brasil. Trabalhar para resgatar este ícone do esporte é uma missão abraçada pela atual diretoria do VEC que, agora, ganha uma importante parceira, a Faculdade Una Itabira. As duas instituições estão unidas para retomar as grandes vitórias do Valeriodoce. A primeira começa agora, com a reforma da sua sede social”, diz o vice-presidente do clube, Eugênio Müller.
Trajetória
O Valeriodoce Esporte Clube, foi fundado em 1942 e esteve presente em importantes campeonatos. Chegou a disputar as séries B (em 1988 e 1989) e C (em 1994 e 1995) do Campeonato Brasileiro de Futebol, participou por 43 vezes da primeira divisão do Campeonato Mineiro, teve nove participações no módulo dois do Campeonato Mineiro e duas participações na série B do Brasileiro.
Além disso, sua trajetória contempla importantes títulos, como o de campeão (1964) e vice-campeão (2003) do módulo 2 do Campeonato Mineiro; campeão do Torneio Incentivo (1980), campeão da Super Copa (1992), tricampeão do Campeonato Mineiro na categoria Juniores (1986/1989/1990), vice-campeão da taça BH de Futebol Júnior (1988)e campeão do Interior Mineiro (1969 /1961/1978/1988).
Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.