Trekking de Regularidade invade ruas e trilhas de Santa Maria de Itabira

Categoria infantil exibe medalha de participação

A primeira etapa do Mineiro de Trekking de Regularidade – Cidades I, realizada no domingo (25) em Santa Maria de Itabira pela Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé e apoio da Prefeitura, atraiu mais de 1.200 participantes nas categorias estudantes, iniciantes, graduados e elite. Houve também a melhor idade (acima dos 60 anos), contudo, sem contar pontos por regularidade.

O evento teve concentração na praça dos Sagrados Corações, Centro da cidade, a partir das 8h, onde ocorreram o check-in, retirada da camisa de participação e planilha de navegação.

Equipes conferindo planilha em um dos pontos de controle

As largadas para as ruas e trilhas da cidade, por categorias e equipes, tiveram início por volta das 9h, sendo cronometradas pelos fiscais da prova e controle nos pontos de apoio em locais distintos.

Todos os participantes, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Santa Maria, microrregião de Itabira, levaram para casa medalhas e as categorias com pontuações mais regulares, troféus de primeiro ao terceiro lugares.

A melhor idade caminhou com muito entusiasmo pelas ruas da cidade

Na categoria estudantes do município, em primeiro ficou a equipe Fluxo Game, com 5.743 pontos; em segundo, o Grupo Alfa, 6.227; e em terceiro, Baianas, com 6.915.

Na iniciantes, o primeiro lugar ficou com a Los Cats, ao somar 1.525 pontos; Cervejeiros Andarilhos, com 2.192 em segundo; e em terceiro, Vik, com 4.433.

Na categoria graduados, o primeiro lugar ficou para a equipe Cunderá, com 6.974 pontos; em segundo, a Atrasados, Corre Negada, com 8.862; e em terceiro, a TBD, com 10.188.

A Equipicanha recebe do prefeito Reinaldo Santos e secretário André Torres troféu de primeiro lugar na categoria Elite

Na mais pesada das provas, a elite, a Equipicanha ficou com troféu de primeiro lugar; seguida pela Os Manacuruícas, 1.612; em terceiro, a Sebo nas Canelas, somando 1.778 pontos. Os troféus foram entregues pelo prefeito Reinaldo das Dores e o vice, secretário de Esportes André Torres.

Shows

Grupo Sambêz, e vários outros, se apresentou na praça dos Sagrados Corações

Para recepcionar os participantes do trekking, a Prefeitura montou palco e praça de alimentação na praça dos Sagrados Corações. Teve também programação musical com Nonoca e Gilson Panta, na noite de sábado (24), e Grupo Sambêz, Grupo de Percussão, Batuque, Samba de Roda, capoeira e Grupo Só Prazer, na tarde e noite de domingo (25).

Prefeito Reinaldo Santos e secretário de Esportes, André Torres

Para o prefeito Reinaldo Santos, o esporte tem fundamental importância na vida das pessoas, com reflexos positivos na gestão pública. “Além de proporcionar saúde e bem-estar, o esporte educa, disciplina e reduz uso de medicamentos e idas a postos de saúde. É por este motivo que nossa gestão não mede esforços para realizar este e vários outros eventos esportivos na cidade e participação na região”, disse.

O secretário de Esportes, vice-prefeito Andre Torres, também destacou as ações desenvolvidas para uma melhor qualidade de vida dos moradores. “Este está sendo mais um evento de grande sucesso em nossa cidade, é uma felicidade muito grande para todos nós receber os moradores e visitantes para a prova. Por outro lado, hoje nós tivemos um encontro de gerações, com crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da melhor idade, o que nos motiva ainda mais, sabendo que estamos no caminho certo, trazendo todos para participar dos eventos esportivos, atividades que indicam o caminho do bem. Só tenho que agradecer, a única palavra agora é de gratidão por conseguirmos fazer tudo isso, proporcionar para cada um, seja morador ou visitante, um fim de semana de atividades de lazer e esporte. Espero receber todos novamente no trekking do próximo ano”, disse.

Equipe Leão da Montanha (esq) sendo cumprimentada por integrante da equipe Sebo nas Canelas, de Santa Maria

Para aqueles que não conhecem, o esporte trekking de regularidade ou enduro a pé é uma das modalidades de trekking. Ele foi adaptado dos regulamentos dos enduros de jipe. O objetivo é percorrer uma trilha seguindo a planilha de navegação, que fornece informações sobre o caminho, direções para navegação com bússola, velocidades e distâncias entre os trechos. A competição é feita em equipes que deverão ser formadas entre 3 a 6 participantes. Cada equipe deverá ter um nome, que será usado na classificação.

As equipes vencedoras são aquelas que navegam melhor e fazem tempo e percurso de acordo com o desenhado na planilha.