Tiago Ferreira e Miguel Muñoz mantém liderança após 2ª etapa da Santander Brasil Ride – Espinhaço

Em meio a clima quente e seco, atletas desafiaram as históricas trilhas do povoado de Córregos, em Conceição do Mato Dentro

Fundado por bandeirantes em 1702, com rico potencial em minérios, e hoje parte integrante da Estrada Real, o vilarejo de Córregos, em Conceição do Mato Dentro, recebeu nesta quarta (20) a segunda etapa da Santander Brasil Ride – Espinhaço 2022. Com tempo seco e sensação térmica acima dos 30º, os bikers desafiaram 50,6km em trilhas de terra e 1.201m de subidas acumuladas no trajeto.

Líderes no prólogo, o português Tiago Ferreira e o espanhol Miguel Muñoz (DMT Racing Team) imprimiram novamente ritmo forte e completaram o percurso em 1h56min55, mantendo a jersey de líderes da ultramaratona na Open.

“Foi duro. Muito calor. Conhecia a etapa por correr ano passado, consegui imprimir meu ritmo e acabou sendo a estratégia correta. Sem barro e com o terreno seco fica tudo mais rápido e para nós é ótimo”, comemora Ferreira, campeão mundial e bicampeão europeu.

As duplas da República Tcheca: Matous Ulman / Tomas Visnovisky (Ceska Sporitelna – Accolade 2) e Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna – Accolade 1) vieram logo na sequência, com os tempo de 01h57min06 e 01h58min41, respectivamente.

“Foi uma prova dura. Estava muito quente. Em nosso país é inverno e por isso é mais complicado para nós. A pista é boa, tem muitas subidas e descidas íngremes. Mas estamos nos sentindo muito bem e acho que a disputa ainda está aberta”, disse Tomaš Višňovský.

A dupla brasileira e atuais campeões do Espinhaço, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann (Hoffmann Racing Pedalsport) terminaram em quinto. Atrás do também brasileiro Halysson Ferreira, que faz dupla com o português Filipe Francisco (DMT Racing 2).

“Sofri no começo, desconectei um pouco do grupo da frente, e depois que estávamos entrando na prova o Lukas errou descendo e machucou o braço. Foi um dia difícil pra gente. Mas acontece. Prova de estágio é assim, tem que saber equilibrar o tempo todo”, pondera.

Feminino

No feminino, Isabella Lacerda e Hercília Souza (Isateam TSW Racing Team) confirmaram o favoritismo e concluíram a etapa em 02h38min51. “Deu para imprimir uma passada forte e na trilha foi só curtição. Espero segurar essa camisa (de líder) até o último dia”, diz Isabella. “Já estou aquecendo meu coração e minhas pernas para aproveitar cada quilômetro da Rainha”, complementou Hercília.

Paula Gallan / Luman Diniz (Trinx Brasil Racing Team) e Iara Leite / Ana Panini (Cm7/Sicred) vieram seis minutos após as líderes. “Fizemos uma prova muito consciente. Mas dá pra tirar a diferença”, garante Ana. “Estou lesionada. É minha primeira ultramaratona, mas estou curtindo toda essa experiência”, completa Iara.

E-Bikes e Guarini

Pela “E-Bikes” (categoria de bicicletas assistidas por motor elétrico), o vencedor no masculino foi Albert Jr. (Amarildo Team / IBS), com o tempo de 01h41min15. Já no feminino, Christiane Allmen (Outdoor) cruzou o pórtico final em 02h01min48. Na categoria “Guarini” (atletas que já participaram de três ou mais provas da Brasil Ride) o primeiro lugar do pódio foi ocupado por Márcio Monteiro e Pedro Miranda (Vai Joosy), com o tempo de 02h22min34.

Todos os resultados por categoria, de cada etapa da Santander Brasil Ride Espinhaço 2022, podem ser acompanhados em tempo real através dos sites [brasilride.com.br ou stopandgo.net], além do aplicativo da Brasil Ride.

As provas no Espinhaço

A Santander Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (23). Até lá, os atletas terão somado um total de 210 km de trilhas percorridas e 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI – União Ciclística Internacional e conta com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Top 5 das elites – etapa Córregos:

Masculino

1 – Tiago Ferreira / Miguel Munhoz – 1h56min55

2 – Matous Ulman / Tomas Visnovisky – 1h57min06

3 – Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss – 1h58min41

4 – Halysson Ferreira / Filipe Francisco – 02h02min20

5 – Sherman Trezza / Lukas Kaufmann – 02h02min50

Feminino

1- Isabella Lacerda / Hercília Souza – 02h38min51

2 – Paula Gallan / Luman Diniz – 02h45min05

3 – Iara Leite / Ana Panini – 02h45min29

4 – Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão – 02h52min00

5 – Eliane Rezende / Liege Walter – 03h06min46

Transmissão ao vivo – A Santander Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Santander Brasil Ride.

Próximas etapas

3ª etapa – Rainha (21/04) – 83,2 km I 2.321m de altimetria

4ª etapa – Cross Country (22/04) – 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria

5ª etapa – Final (23/04) – 33,5 km I 1.053 m de altimetria

Maratona Cipó

Também no último dia do evento acontece a Maratona do Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Os participantes da categoria Tour terão um desafio menos intenso, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

Reserva natural

Conceição do Mato Dentro integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico. Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil – com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Tal condição obteve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

Maior premiação do ciclismo nacional

A Santander Brasil Ride Espinhaço reserva mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens terão novamente premiação igual na prova.

Patrocínio e apoio

O Santander Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios do Santander, Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Santander – Esportes e Atividades Físicas

O Santander reforça e mantém a estratégia e o posicionamento da empresa em apoiar a prática de atividades físicas e esportivas.

Em 2021, o Banco anunciou uma série de atividades e iniciativas conectadas ao ciclismo, incluindo a criação de produtos especializados, investimento em ciclovias e patrocínio ao atleta olímpico de Mountain Bike, Henrique Avancini, além dos naming rights da Santander Brasil Ride e L’Étape Santander.

A empresa ainda possui os direitos sob o nome do Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corridas de rua da América Latina, com etapas por todas as regiões do Brasil.

No futebol, o Santander é o principal patrocinador da CONMEBOL Libertadores, maior torneio de clubes das Américas, e também tem os direitos sob o nome da La Liga, o campeonato espanhol de futebol.

As iniciativas do Banco ainda incluem mais de 350 estações de ginástica e alongamento ao ar livre, algumas com acessibilidade e espaço destinado a pessoas com deficiência. As capitais contempladas com as estações são São Paulo (165) e Rio de Janeiro (107).

O Santander Brasil é um dos bancos que mais investe na expansão das energias renováveis. Líder em crédito para energia solar e com um portfólio completo de financiamentos para geração de energia renovável, redução de emissões de carbono e de consumo de água e energia, o banco também assumiu o compromisso de zerar sua emissão líquida de carbono até 2050.