Secretário André Torres em exame de faixa do projeto Taekwondo é Educação
Santa Maria de Itabira atingiu a 9ª colocação entre os mais de 300 municípios habilitados a participar do programa ICMS Esportivo. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, atual vice-prefeito André Lúcio Torres, o município alcançou esse ranking recentemente. A cada ano ele vem melhorando, graças às ações e políticas públicas implementadas na cidade. As ações são os critérios na pontuação do Município para receber os recursos estaduais do ICMS Esportivo.
Em um ano e meio à frente da Secretaria de Esporte, a equipe do secretário André Torres contabiliza realizações importantes para o cenário esportivo da cidade. Com ações sistemáticas e ecléticas, ele acredita que conseguiu fortalecer várias modalidades esportivas perante a sociedade, a fim de estimular a prática esportiva e de atividade física.
“Durante nossa gestão buscamos implantar ações sistemáticas que atendam todos os segmentos, como o de iniciação esportiva, atendendo crianças a partir de cinco anos de idade, treinamento especializado para adolescentes e jovens, atividades físicas e de lazer para adultos e idosos; implemento de novas modalidades esportivas no município”, contou ele.
Estimular a atividade física
Para incentivar a prática de esportes, a secretaria vem promovendo a realização de diversos eventos que estimulam a prática de atividades físicas, além de fomentar o turismo e a economia da cidade. As ações incluem a organização da estrutura administrativa da secretaria.
“A organização da estrutura administrativa da secretaria também passou por melhoria, visando a consolidação das políticas públicas de esporte e lazer e conquista de recursos financeiros para investir nessas políticas, onde posso citar o ICMS Esportivo, que passamos a participar e a cada ano fomos subindo no ranking até atingir a 9ª colocação entre os mais de 300 municípios habilitados a participar do programa neste último ano”, comemorou André Torres.
Taekwondo é Educação
Em novembro de 2021 foi implantado o projeto Taekwondo é Educação, que atualmente atende cerca de 40 alunos a partir de sete anos de idade. Em junho, será realizado o primeiro exame de faixa dos participantes. “Nossa expectativa é que em um futuro breve teremos alunos representando nosso município em competições estaduais e nacionais”, disse o secretário de Esporte.
No último dia 21, o 1º Festival de Taekwondo do projeto reuniu os alunos num momento de integração. O evento contou com a participação de alunos graduados de Itabira e serviu para preparar os atletas para suas primeiras graduações.
“Temos muito a realizar em nossa cidade e nossa meta é levar o esporte, a atividade física e o lazer a cada morador, proporcionando uma melhor qualidade de vida”.
Esporte Para Todos
Entre as ações desenvolvidas na atual gestão, André Torres ainda destaca o projeto Esporte Para Todos. O projeto foi iniciado em março em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e tem por objetivo ofertar atividades físicas, recreativas e esportivas a todos que são atendidos pela entidade.
A terceira idade é atendida pelo programa Grupo de Convivência Feliz Idade, realizado em parceria com as secretarias de Assistência Social e Saúde.
Apesar de ter sido suspenso no início da pandemia de coronavírus, o grupo já retornou às atividades e teve seu atendimento ampliado. Atualmente, funciona em cinco núcleos: Vila Marília Costa, Centro, Barro Preto, Chaves e São Pedro.
Santa Maria Esportiva
O projeto Santa Maria Esportiva, em parceria com as escolas municipais e estaduais, segue estimulando a iniciação esportiva com treinamento especializado a crianças a partir de cinco anos, envolvendo núcleos do Centro, Vila Marília Costa e Chaves. Em breve, o projeto será implantado no núcleo da comunidade quilombola de Barro Preto.
O secretário ainda destaca o retorno dos eventos esportivos na cidade e a participação em competições fora do município. O futebol, por exemplo, está na reta final do Campeonato Amador.
Corrida e Desafio de MTB
Para julho estão previstas as realizações do Circuito de Corrida de Rua e Desafio Garrucheiro de MTB. Ainda está prevista a realização dos Jogos da Cidade no primeiro semestre e ainda as competições e eventos previstos para o segundo semestre.
André Torres “contemplamos várias modalidades esportivas”
“Desde que assumimos a Secretaria de Esporte, buscamos o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas em nossa cidade, buscamos eventos variados a fim de estimular a prática esportiva e de atividade física. Com o futebol amador não foi diferente, pois investimos em um campeonato bem organizado e competitivo, auxiliando as equipes para se fortalecer cada vez mais. Também levamos para as comunidades rurais o Circuito dos Povoados de Futebol, ofertando toda a estrutura necessária para a participação de todos, além disso, este ano, oferecemos às comunidades um kit completo de material esportivo, algo inédito”, disse André Torres.
Matéria publicada na edição 760 d Folha Popular
Especial: página central