Santa Maria volta a receber etapa do Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade e abre inscrições para interessados

O evento esportivo acontece no próximo dia 25 (domingo)

Depois de dois anos suspenso em função da pandemia de coronavírus, Santa Maria de Itabira volta a receber o Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade. O evento esportivo acontece no próximo dia 25 (domingo), com largadas a partir das 8h, na praça Sagrados Corações, no Centro da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Federação de Trekking e Enduro a Pé (Femitep) “femitep.com.br” ou no telefone (31) 995207070.

A prova é organizada pela Femitep, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e tem como objetivo divulgar os benefícios do trekking de regularidade.

Conforme o secretário municipal de Esportes e Lazer, André Lúcio Torres (foto), para o município, o evento tem o objetivo de incentivar a prática de esportes, aliado ao turismo sustentável e à consciência ambiental. “Eventos como esse, são uma oportunidade de divulgar a riqueza natural da região, permitindo que suas belezas sejam contempladas e ainda fortaleçam a economia da cidade”.

São esperadas cerca de 1.200 pessoas para participar da competição e um público de mais de 2 mil pessoas.

Podem participar das provas pessoas de qualquer sexo e de todas as idades que se interessam em participar do evento, desde que tenham condições físicas para fazer caminhadas. O esporte é realizado em caminhos de trilhas, em meio à natureza. O percurso será informado no local, durante o cadastramento.

André Torres explica que não se trata de uma prova de velocidade e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha de orientação, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.

A competição é dividida em três categorias: elite, graduados e trekking. Os moradores da cidade também poderão participar como iniciantes, divididos em grupos por faixa etária. Cada equipe deverá ter de três a sete integrantes para participar da prova. As categorias para as inscrições são: iniciantes (estudantes de escolas públicas, melhor idade – acima dos 60 anos – moradores de Santa Maria de Itabira e de outras cidades, além das pessoas que já praticam esse esporte (graduados, elite e trekking).

Participantes entre 7 e 15 anos deverão estar acompanhados por adultos responsáveis, da mesma equipe. Nessa categoria poderão participar também iniciantes de outras localidades.

O percurso do trekking será monitorado por equipes de resgate e fiscais de prova. Além disso, a premiação deverá começar por volta das 13h, já que as equipes farão a largada em horários diferentes. De acordo com o regulamento, os participantes poderão usar planilha e bússola durante o percurso. Entretanto, as vagas são limitadas.

As três primeiras equipes melhor colocadas em cada categoria serão premiadas com troféus e os demais inscritos receberão uma medalha de participação. Para mais informações entre em contato pelo e-mail: contato@femitep.com.br