O secretário municipal de Esportes e Lazer, André Torres, contou que esta é a segunda edição do campeonato promovida pelo município
Santa Maria de Itabira vai receber pela segunda vez atletas de vários municípios para a realização dos Jogos Abertos da Juventude. Os jogos acontecem neste fim de semana, de 2 a 4 de setembro.
O evento vai reunir atletas de nove cidades: João Monlevade, Dores de Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Dom Joaquim, Timóteo e Antônio Dias, incluindo ela própria como cidade sede. Também serão representadas por equipes específicas durante a competição, associações, clubes e entidades afins.
Estão sendo aguardados de 600 a 800 atletas, que competirão nas modalidades de basquete, futsal, handebol, xadrez e voleibol. O futsal será disputado por categorias masculino e feminino.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, André Lúcio Torres, contou que esta é a segunda edição do campeonato promovida pelo município. Ele está animado e com base no resultado do primeiro evento, garante que a população terá uma festa linda. “Se na primeira edição recebemos aqui mais de 600 atletas, estamos acreditando numa movimentação muito maior agora”.
A primeira edição do campeonato ocorreu em 2019. A suspensão ocorreu nos dois anos seguintes, em decorrência da pandemia de coronavírus. A expectativa, entretanto, neste período pós-pandemia, é de que os atletas estejam animados para retomar a competição e voltar a se confraternizar.
O secretário lembra que os Jogos da Juventude são um evento multiesportivo que tem como objetivo oferecer suporte para diferentes modalidades, com ações que visam à formação de atletas jovens e profissionais do esporte.
Matéria publicada na edição impressa 766 do Folha Popular