Santa Maria estreia na Taça Valadares etapa em Itabira

Equipe feminina de futsal de Santa Maria estreou contra a equipe de Ipatinga

A equipe feminina de futsal de Santa Maria de Itabira, juvenil/adulto, estreou na manhã deste sábado (10) na Taça Valadares, etapa em Itabira.

Os jogos, realizados no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, tiveram início às 9h. A equipe santa-mariense foi a primeira a entrar em quadra, jogando contra a forte equipe de Ipatinga. “Foi um jogo muito bom e mostra que nossa equipe, mesmo recém formada e após um longo período de pandemia, está evoluindo, jogo a jogo, o que nos motiva a cada evento disputado. Por outro lado, temos que analisar o trabalho, e não apenas o resultado de uma partida”, disse o secretário municipal de Esportes de Santa Maria, André Torres, após sua equipe perder por 5 a 0.

Logo após o jogo de estreia, às 10h, entraram em quadra as equipes do futsal adulto/masculino das cidades de Santo Antônio do Rio Abaixo e Carmésia.

  • Mais jogos

Ainda na manhã de sábado, às 11h, entraram em quadra as equipes femininas de futsal de Itabira e Santa Maria do Suaçuí e após a abertura oficial, às 13h, acontecem outros jogos, até às 21h. No domingo (11), ocorrem novas disputas.

  • Veja Tabela

Santa Maria é destaque em participação e realização de eventos esportivos

Em conversa com a reportagem do Folha Popular, o secretário André Torres falou das ações desenvolvidas em Santa Maria, principalmente neste ano de 2022, no pós-pandemia.

Secretário Municipal de Esporte de Santa Maria, vice-prefeito André Torres

“Estamos em um processo de reestruturação de nossas categorias de base após estes dois anos parados. Tivemos que reiniciar os processos do zero, e se analisarmos o que as equipes estão fazendo em quadra, campo, em todas as modalidades, notamos grande evolução, o que motiva também as crianças e futuros atletas”, disse.

Conforme André Torres, a cidade iniciou um pouco tarde nas disputas regionais, até mesmo porque no período de frio não sabiam como seria em relação a pandemia, se iriam manter ou não os protocolos. “Quando deram ok para os eventos, iniciamos uma maratona de jogos em Santa Maria e participação de torneios em várias cidades. Hoje, por exemplo, estamos em Itabira na Taça Valadares, temos uma equipe em Ponte Nova jogando a fase zonal do Campeonato Mineiro de Handebol Infantil Masculino e agora a tarde as equipes masculino e feminina, adulto, participam do Circuito Mineiro de Handebol, em João Monlevade. Então é isso, retomamos dessa forma. Lembro também que na próxima semana vamos sediar a fase final do Campeonato Mineiro de Handebol Infantil Feminino e dia 25 de setembro Santa Maria recebe nova etapa do trekking, com previsão de mais de 1.500 participantes. Acredito que o nome de Santa Maria está em destaque estadual com estes eventos e disputas”, avaliou.

Além de promover a saúde, a disciplina e o bem-estar, os eventos esportivos em Santa Maria estão proporcionando emprego e renda para toda a cadeia comercial da cidade, de vendedores nos jogos a bares e hospedagens.