Santa Maria espera reunir mais de mil atletas nos Jogos Abertos da Juventude

Secretário de Esportes André Torres

13/08/2023

Falta menos de um mês para Santa Maria de Itabira receber o seu grande evento esportivo de base local. A cidade será a sede da 4ª edição dos Jogos Abertos da Juventude, que acontecerão de 7 a 10 de setembro e também nos dias 16 e 17. A competição, que é promovida pela Prefeitura Municipal e organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, deverá reunir mais de mil participantes entre atletas, técnicos e dirigentes esportivos de toda a região.

Os Jogos Abertos da Juventude são voltados aos jovens com idade entre 11 e 19 anos. A expectativa é que cerca de 12 municípios da região participem das competições. As equipes visitantes serão alojadas nas escolas da cidade, com expectativa de aquecimento do comércio local.

A competição é dividida em diferentes modalidades esportivas, que incluem esportes coletivos como futsal, basquete, vôlei, handebol, além de individuais como xadrez. Durante os seis dias de jogos, 25 equipes representando seus respectivos municípios por meio de escolas, clubes e associações se enfrentarão nas diferentes categorias.

Santa Maria vai participar com uma delegação de 120 atletas, divididos nas diversas modalidades. O basquete, o voleibol e o xadrez serão disputados nas categorias sub-15 e sub-18, masculino e feminino. O futsal é sub-13, sub-15 e sub-17 masculino e feminino, e o handebol terá enfrentamentos na categoria infantil, cadete e juvenil, masculino e feminino.

Para o secretário de Esportes e Lazer, André Lúcio Torres, os Jogos da Juventude são uma oportunidade para a cidade mostrar seu potencial esportivo e destacar seus talentos. Além disso, os atletas têm a oportunidade de crescer como indivíduos e estabelecer conexões valiosas dentro do mundo esportivo.

“É de importância muito grande para Santa Maria e para os atletas também, porque é o nosso time de atletas jovens que trabalham em alto rendimento. São as nossas promessas, com certeza, vamos garantir medalhas”, destaca o gestor esportivo.

No ano passado, a delegação santa-mariense foi bem representada, subindo ao pódio em todas as categorias e modalidades que participou. As equipes de handebol masculino e feminino sub-14 e futsal masculino sub-15 foram campeãs. Já o futsal feminino sub-13, sub-15 e sub-17 e o handebol feminino sub-17 conquistaram o vice-campeonato. As equipes de futsal masculino sub-13 e sub-17 ficaram com a terceira colocação.