Medalhista itabirano de apenas 6 anos em busca de patrocínio

Atleta coleciona títulos e quer representar Itabira em campeonatos nacionais e internacionais

Neste domingo ele briga pelo cinturão [competição entre lutadores que buscam troféu para o campeão da categoria], em Belo Horizonte

23/03/2025 – Com apenas 6 anos de idade, o atleta de jiu-jitsu, João Miguel de Oliveira Passos, é um dos destaques da categoria infantil em Itabira. Apesar da pouca idade, ele já conquistou 26 medalhas e mostra uma ascensão meteórica. A revelação é da sua mãe, Gleicyane Macklayne Meireles Passos, sua maior fã e incentivadora. Outro grande fã é o seu pai, Rafael Batista Oliveira Almeida, que acompanha o filho nas competições.

João Miguel vai completar 7 anos de idade em maio. Em menos de dois anos de luta, ele acumula uma coleção de 26 medalhas, trazendo no currículo importantes títulos e uma trajetória ainda precoce, mas precisa vencer uma dificuldade, a falta de patrocínio. Os aplausos ele já tem. Com a indicação do presidente da Câmara Municipal, Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão Filho” (SD), ele recebeu a honraria de Moção de Aplausos, conferida pelo Legislativo. Agora, falta o apoio financeiro, um incentivo necessário para que ele possa representar a cidade em várias competições nacionais neste ano de 2025.

Desde que começou a sua trajetória de vitórias e conquistas, o garoto prodígio vem concorrendo a pelo menos 3 campeonatos por mês. Neste ano, ele busca aumentar ainda mais sua galeria de medalhas.

Neste domingo o itabirano participará de duas competições

Neste domingo (23), ele briga pelo cinturão [competição entre lutadores que buscam troféu para o campeão da categoria], em Belo Horizonte.
O pequeno itabirano participará de duas competições. Ele representa o município na categoria de 6 e 7 anos, 27 quilos.

Paralelo aos campeonatos regionais, João Miguel segue treinando para vencer o Campeonato Mineiro da Liga Mineira de Jiu-Jitsu (LMJJ).

A competição é dividida em 8 etapas e reúne atletas de todo o estado e categorias. O itabirano venceu as duas primeiras e está empenhado em conseguir passar pelas outras seis. A vitória total, garante ao vencedor sua participação no Mundial em Abu Dhabi. O Campeonato Mundial de Jiu-jitsu é uma competição organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF). E o garotinho itabirano depende desse passaporte para representar Itabira em terras internacionais.

A próxima etapa do Mineiro acontece nos dias 12 e 13 de abril em Belo Horizonte. Algumas competições serão realizadas em outros estados, como São Paulo, por exemplo.
Esse Brasileiro é a grande meta do João Miguel no momento. O campeonato acontece em Barueri, São Paulo, nos dias 15 e 16 de junho. “O João Miguel não para. Ele tem pelo menos três campeonatos por mês e uma rotina pesada de treinos”, contou Gleicyane Passos.

Segundo ela, para realizar o sonho do filho ela e toda a família têm se esforçado ao máximo. Além de investir o próprio dinheiro, que não é muito, tem feito todo tipo de divulgação. “Não estamos sozinhos porque temos a família, amigos e pessoas que ajudam com o pagamento da academia, aulas de inglês. Mas está ficando inviável a manutenção das despesas para participar das competições”, lamentou ela.

Com a honraria recebida na Câmara Municipal, ela espera conseguir uma visibilidade maior e a manifestação de ajuda com recursos. Os maiores desafios, ela disse, incluem taxas de inscrições que variam de R$ 200 por vez, passagens para os locais dos campeonatos, estadia, alimentação e deslocamento.

“Penso que o campeonato em São Paulo deverá consumir uns R$ 2 mil. Para os assalariados, não é um valor muito pequeno”, disse ela, lembrando que o menino está inscrito para participar de competições organizadas pela Liga Mineira e a Federação. As instituições são as principais representações do esporte no país.

Para estar presente nos campeonatos, ele precisa de apoio. Quem quiser contribuir pode fazer contato pela rede social @joaozinhomiguel.bjj (Instagram) ou através do telefone (37) 9180-9291 (Gleicyane).

Matéria relacionada

Câmara de Itabira concede Moção de Aplausos à medalhista de apenas 6 anos