Jaroslav Kulhavý e Marek Rauchfuss são os campeões da Santander Brasil Ride Espinhaço

Todos os vencedores da segunda edição da Santander Brasil Ride Espinhaço

Dupla da República Tcheca garante a camiseta amarela da ultramaratona disputada em Conceição do Mato Dentro

Após cinco dias intensos de pura mountain bike nas trilhas montanhosas de Conceição do Mato Dentro, chegou ao fim a segunda edição da Santander Brasil Ride Espinhaço, a qual abre com sucesso a temporada 2022. As cinco etapas somaram mais de 210 km de trilhas percorridas, 5,9 mil metros de altimetria acumulada, e contou pontos para o ranking mundial da UCI – União Ciclística Internacional.

Os tchecos Jaroslav Kulhavý e Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna – Accolade 1), superaram os 42,1 km e 1.235 m de altimetria da etapa final e confirmaram o título na Open. A outra dupla da República Tcheca, Matous Ulman / Tomas Visnovisky (Ceska Sporitelna – Accolade 2) ficou em segundo lugar geral.

“Me sinto ótimo. Esta última etapa foi realmente dura, com clima muito quente. Mas como ontem, novamente demos toda nossa energia e aproveitamos cada momento aqui”, afirma Kulhavý , que tem no currículo o título olímpico e mundial de XCO.

Sherman Trezza e Lukas Kaufmann (4Fun Bike Center Ciclogiro), campeões do Espinhaço 2021, fizeram novamente uma campanha regular, ficando assim com a terceira colocação geral e a jersey de melhor dupla na American Man (categoria voltada apenas a atletas do continente americano).

O português e campeão mundial, Tiago Ferreira, ao lado do espanhol Miguel Muñoz (Dmt Racing Team) chegaram em segundo na última etapa. Mas com a perda de tempo motivada por problemas mecânicos ainda na etapa Rainha fizeram com que a dupla terminasse a stage race apenas na quarta colocação geral

Feminino e “E-bikes”

No feminino, Isabella Lacerda e Hercília Souza venceram as cinco etapas, acumulando mais de 1 hora de diferença em relação às demais. Isabella, que já havia vencido a edição do ano passado ao lado de Paula Galan, consagrou-se bicampeã do Espinhaço.

“Segunda vez aqui, segundo título. A Hercília é uma grande parceira. E muito feliz por ter colocado nosso plano em prática, que era ganhar todo dia. Sabíamos que não era fácil, mas a gente não baixou a guarda enquanto não cruzou a linha de chegada. Isso aqui é o paraíso do mountain bike”, comemora.

Na categoria “E-bikes”(categoria de bicicletas assistidas por motor elétrico), Célio Oliveira (Cel Energia) venceu a última etapa e levou o título no masculino. Já no feminino, a primeira colocação geral ficou com Christiane Allmen. “Nunca imaginei vencer aqui. Quem não conhece o Espinhaço, tem que vir. É a primeira prova de e-bike que eu faço e acho que não volto para a bike normal”, brinca.

Maratona Cipó

Também no último dia do evento, aconteceu a Maratona Cipó. Prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal, vencida pelo brasileiro Hallyson Ferreira (DMT Racing), com o tempo de 02h31min26.

Em outro percurso de 16,5 km de extensão e 470 m de subidas acumulas, outras dezenas de atletas amadores participaram da categoria Tour, organizada justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

A maratona estimulou a participação de 60 atletas de Conceição do Mato Dentro. Um dos destaques foi Joaquim Souza, primeiro lugar na categoria Master A1, e oitavo melhor tempo geral. “Eventos como este ajudam que mais pessoas comecem a pedalar. Tornando nossa cidade referência nacional no MTB”, afirma.

Demais resultados

Todos os resultados por categoria, de cada etapa da Santander Brasil Ride Espinhaço 2022, podem ser acompanhados em tempo real através dos sites [brasilride.com.br ou stopandgo.net], além do aplicativo da Brasil Ride.

Top 3 – etapa Final:

Masculino

1 – Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss – 01h59min50

2 – Tiago Ferreira / Miguel Muñoz – 02h00min08

3 – Matous Ulman / Tomas Visnovisky – 02h00min32

Feminino

1- Isabella Lacerda / Hercília Souza – 02h30min42

2 – Eliane Rezende / Liege Walter – 02h42min46

3 – Paula Gallan / Luman Diniz – 02h43min27

Top 5 (OPEN masculino – acumulado após cinco etapas):

1º Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss – 09h40min33

2º Matous Ulman / Tomas Visnovisky – 09h44min32

3º Sherman Trezza / Lukas Kaufmann – 09h58min44

4º Tiago Ferreira / Miguel Munhoz – 10h13min15

5º Raphael Mendes / Jhefferson Paiva – 10h34min48

Top 5 (FEMININO – acumulado após cinco etapas):

1º Isabella Lacerda / Hercília Souza – 12h46min51

2º Paula Gallan / Luman Diniz – 14h12min43

3º Iara Leite / Ana Panini – 14h18min51

4º Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão – 14h36min44

5º Eliane Rezende / Liege Walter – 14h44min48

Próximas provas e Espinhaço 2023

O Santander Brasil Ride 2022 ainda reserva provas em Pardinho e Botucatu (SP); e a tradicional Santander Brasil Ride Arraial d’Ajuda (BA), maior evento de mountain bike premium do mundo. Entre as novidades do calendário também estão o retorno de Linhares (ES) e a estreia de Bonito (MS).

Vale lembrar que a terceira edição da Santander Brasil Ride Espinhaço já tem data confirmada: de 17 a 22 de abril de 2023. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site: brasilride.com.br [http://www.brasilride.com.br/press/prova/Brasil_Ride_Espinhaco_2023].

Maior premiação do ciclismo nacional

A Santander Brasil Ride Espinhaço reservou mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Santander Brasil Ride, mulheres e homens tiveram novamente premiação igual na prova.

Patrocínio e apoio

O Santander Brasil Ride Espinhaço teve os patrocínios do Santander, Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Contou ainda com os apoios da Confederação Brasileira de Ciclismo, Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Santander – Esportes e Atividades Físicas

O Santander reforça e mantém a estratégia e o posicionamento da empresa em apoiar a prática de atividades físicas e esportivas.

Em 2021, o Banco anunciou uma série de atividades e iniciativas conectadas ao ciclismo, incluindo a criação de produtos especializados, investimento em ciclovias e patrocínio ao atleta olímpico de Mountain Bike, Henrique Avancini, além dos naming rights da Santander Brasil Ride e L’Étape Santander.

A empresa ainda possui os direitos sob o nome do Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corridas de rua da América Latina, com etapas por todas as regiões do Brasil.

No futebol, o Santander é o principal patrocinador da CONMEBOL Libertadores, maior torneio de clubes das Américas, e também tem os direitos sob o nome da La Liga, o campeonato espanhol de futebol.

As iniciativas do Banco ainda incluem mais de 350 estações de ginástica e alongamento ao ar livre, algumas com acessibilidade e espaço destinado a pessoas com deficiência. As capitais contempladas com as estações são São Paulo (165) e Rio de Janeiro (107).

O Santander Brasil é um dos bancos que mais investe na expansão das energias renováveis. Líder em crédito para energia solar e com um portfólio completo de financiamentos para geração de energia renovável, redução de emissões de carbono e de consumo de água e energia, o banco também assumiu o compromisso de zerar sua emissão líquida de carbono até 2050.