Pela primeira vez Itabira será sede, de terça 6, ao dia 11, do Campeonato Brasileiro de Futsal para pessoas com deficiência intelectual.
O evento é promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira em parceria com a Confederação Brasileira para Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e a abertura oficial da competição acontece hoje, 6, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino. Em seguida, às 20h30, a equipe Apae Valeriodoce enfrentará seu primeiro desafio contra a Apae de Araxá.
Durante este campeonato paralímpico de alto rendimento, que conta com equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a CBDI irá definir a Seleção Brasileira de Futsal Deficiente Intelectual, possibilitando a convocação dos melhores atletas para disputar, no ano que vem, o Global Games, na Austrália. É importante destacar ainda que a Apae de Itabira é a atual campeã brasileira da modalidade.
Para o secretário municipal de Governo, Ilton Magalhães, a competição mobilizará o município em favor da inclusão. “É um evento de superação e participação social que coloca os deficientes como protagonistas do esporte mais popular do país”, avaliou. Já Mateus Alvarenga, assistente do Departamento Social da Apae, encara o evento como grande estímulo para a sociedade itabirana refletir. “É também uma reflexão sobre a importância de criar oportunidades para as pessoas com deficiência, oferecendo aperfeiçoamento de suas potencialidades e formação cidadã”, concluiu.