Clube e produtora de aço firmam acordo que vai beneficiar mais de 240 crianças e jovens de 6 a 18 anos, por meio do projeto “Galo Social”
Com tradições centenárias e olhando para o futuro, o Clube Atlético Mineiro, um dos mais vitoriosos clubes do Brasil, e a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, firmaram parceria para a formação de atletas e fortalecimento das categorias de base do Galo.
O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (17), na Arena MRV, com a presença do presidente do Galo, Sérgio Coelho, e o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck. Na ocasião, foi apresentada a nova camisa da base, com aplicação do logotipo da empresa, em preto e branco, na barra frontal.
A parceria amplia o atual projeto do Atlético para o futebol de base, que já conta com 90 jovens atletas que residem na Cidade do Galo e possuem acesso à infraestrutura com academia completa, restaurante, sala de pedagogia, biblioteca, salão de jogos, sala de informática, departamentos médico, fisioterápico e odontológico, entre outros espaços.
“É uma parceria muito importante para o Galo”, afirma o presidente Sérgio Coelho. “Vamos fortalecer as categorias de base e ampliar nossa atuação social”.
Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, o apoio ao projeto conecta de forma especial essas duas instituições centenárias. “A Gerdau e o Atlético têm uma longa trajetória de existência. Completamos 120 anos em 2021 e, agora, somamos forças em prol do futuro do esporte no estado”, diz. “Temos destacado que a Gerdau é uma empresa brasileira de nascimento e mineira de coração. A parceria com o Atlético reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento esportivo e social de Minas Gerais”.
Projeto social
Time e empresa anunciaram, ainda, que irão colocar em prática, em parceria com o Instituto Galo, o projeto “Galo Social”. A iniciativa prevê a formação de novos talentos em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas, contemplando crianças e jovens entre 6 e 18 anos. Ao todo, serão 240 beneficiados, que receberão apoio educacional e terão acesso à prática esportiva de qualidade, por meio de uma equipe multidisciplinar dedicada. O patrocínio da Gerdau ocorre por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.
O futebol permeia o imaginário dos jovens que, muitas vezes, projetam nele seu futuro, mas a ideia é mostrar que há aprendizados que vão além do campo. “Mais do que a formação de atletas, vemos esta iniciativa como uma importante contribuição para a formação de novos cidadãos”, ressalta Werneck. ”O esporte trabalha também outros aspectos que podem e devem ser levados para a vida desses jovens, como autonomia, senso de responsabilidade, trabalho em equipe e o respeito à diversidade, entre outros. A proposta educacional é o que mais nos motiva nessa parceria”, conclui.
Sobre a Gerdau, uma empresa de 120 anos
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em dez países e conta com mais de 28 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.
Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).