O projeto vai oferecer aulas gratuitas para crianças e adolescentes no campo do Campestre (foto: ilustração)
28/03/2025 – O América Futebol, tradicional clube mineiro, vai inaugurar um núcleo da escolinha oficial do clube em Itabira no próximo dia 26. O projeto, intermediado pelo vereador Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” (PSB), é resultado de parceria com a empresa Salum Construções, cujo gestor, Marcos Salum, coordena a venda da SAF americana.
De cunho social, a iniciativa visa a transformação da realidade de crianças e adolescentes de baixa renda.
O projeto tem como expectativa oferecer aulas gratuitas para crianças e adolescentes. As aulas serão no campo do Campestre, no Parque Belacamp.
Mais do que a prática esportiva, a transformação social está entre os principais objetivos da escolinha que dá enfoque à disciplina e ao desempenho escolar.
Conforme explicou Ronaldo Capoeira, a escolinha também é uma oportunidade para as crianças que alimentam o sonho de serem jogadores profissionais de futebol. Para o vereador, o esporte funciona, em muitos casos, como uma tábua de salvação.
Vereador Ronaldo Capoeira
“O esporte salva vidas. Quem me conhece, conhece a minha história e sabe que tenho experiência para falar. A capoeira salvou minha vida, e me deu oportunidades”, contou o vereador que é reconhecido professor do esporte afro-brasileiro.
A seleção já foi realizada pelo clube e a Escola de Futebol atenderá a faixa etária de 5 a 17 anos, oferecendo 200 vagas que serão separados por categorias.
Os alunos selecionados não podem ter participação em outro projeto social, ou estar matriculado em escolinha particular e devem morar nos bairros: Bela Vista, Nova Vista, Jardim das Oliveiras, Campestre, Eldorado, Penha, Pedreira, Praia, São Pedro, Santo Antônio, Pará, Moinho Velho e vila Paciência.
É obrigatório que a criança ou adolescente esteja matriculado em uma instituição de ensino. A ação também visa focar na disciplina, e cobra desempenho escolar.
Todo o material esportivo, bem como o uniforme, e equipe de instrutores, serão custeados pela Salum Construções.