Com apoio de Ronaldo Capoeira, Itabira receberá Escolinha de Futebol do América

Ronaldo Capoeira (centro) com o diretor do América e representante de empresa parceira

16/01/2025 – O esporte pode mudar vidas. Com essa premissa, o vereador Ronaldo Capoeira, em conjunto com Campestre Futebol Clube, conseguiu uma parceira histórica para a cidade de Itabira; um núcleo da Escolinha de Futebol do América MG, clube fundado há 112 anos que é referência mundial em escolinha de base no futebol.

O projeto, de cunho social, oferecerá aulas 100% gratuitas e vai matricular crianças de vulnerabilidade social nos bairros próximos ao Parque Belacamp, no bairro Campestre.

As vagas são limitadas para jovens de cinco a 17 anos de idade e haverá critérios a serem seguidos para inscrição dos alunos, como; os alunos interessado não podem estar participando nenhum projeto social de futebol na cidade e nem matriculado em uma escolinha particular; precisa residir nos bairros Bela Vista, Nova Vista, Jardim das Oliveiras, Campestre, Eldorado, Penha, Pedreira, Praia, São Pedro, Santo Antônio, Pará, Vila Paciência, Moinho Velho.

A matricula deve ser feita por pessoa maior de 18 anos, no galpão do projeto Ronaldo Capoeira, dentro do Parque Belacamp, mediante cópia de um documento da criança, copia de um documento com fotos do responsável, xerox do comprovante de endereço e foto 4×4.

Esses documentos serão obrigatórios no ato da matrícula. O repensável também devera preencher uma ficha de inscrição que receberá no local. E obrigatório que a criança ou adolescentes interessados esteja matriculado em uma instituição de ensino.

Alunos e professores do projeto Craque de Bola Craque na Escola

Em princípio, serão disponibilizadas 120 vagas. Ao término do projeto Craque de Bola Craque na Escola, realizado pelo Campestre Futebol Clube, as crianças serão incorporadas a Escolinha de Futebol Social do América.

Todo o material esportivo, bem como uniforme e professores, serão custeados pela Salum Construções, parceira das escolinhas do América MG.

O projeto prioriza a transformação social para além do esporte com enfoque a disciplina e ao desempenho escolar. A escolinha também é uma oportunidade para as crianças que alimentam o sonho de serem jogadores profissionais de futebol.

“Itabira dá um grande passo no fomento do esporte na cidade, quem me conhece sabe que o esporte a (capoeira) salvou minha vida e me deu oportunidades, essa é a nossa intenção, formar homens de bem, tirar os jovens dos celulares além de afastá-los da criminalidade, e quem sabe possa surgir talentos, formar jogadores profissionais?”, almeja o vereador Ronaldo Capoeira.

Para o vice-presidente do Campestre Futebol Clube, Glauber Robert, essa oportunidade de ter uma Escola de Futebol do América MG, nas estruturas do Campestre, só mostra o quanto é grande o clube de Itabira, que acabou de completar 64 anos de existência.

“Ficamos felizes com a escolha de nosso campo para ser o local de treinamento da escolinha do América. Nos últimos anos, o Campestre tem se destacado não somente pelos títulos dentro de campo, mas também pela suas ações sociais perante a sociedade, dando apoio há uma entidade, ou ajudando crianças e suas famílias com nosso projeto Social Craque de Bola, Craque na escola. O campestre vai dar todo apoio para essa parceria ser um sucesso, temos um espaço maravilhoso aqui no Parque Belacamp, nosso relacionamento com a Prefeitura, a Secretaria de Esportes é de parceria, ainda precisamos de muito apoio para melhorar ainda mais nosso espaço, temos certeza de que 2025 será um ano de muitas vitorias e alegrias”, disse o presidente.