No dia 15, acontecerá uma cerimônia especial de abertura oficial da competição
Depois de um grande susto, que colocou em jogo mais uma vez o Campeonato Amador, a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) confirmou o retorno da competição para este ano. O campeonato tem início em 18 de junho. No dia 15, acontecerá uma cerimônia especial de abertura oficial da competição, com a participação de autoridades municipais e representantes dos clubes.
As inscrições já estão abertas. Os clubes interessados devem entrar em contato com a Lifa. Para participar é necessário que estejam com toda a documentação regularizada, conforme orienta o presidente da Lifa, Ricardo Freitas.
A decisão da data do campeonato foi retirada em reunião realizada na segunda-feira (2), após reunião da Lifa com a secretária municipal de Esportes e Lazer, Natália Lacerda Faria. Pelo menos 16 clubes já confirmaram participação. A Lifa conta com mais de 20 clubes cadastrados no momento, entretanto, muitos, segundo Ricardo Freitas, estão com pendência. Contudo, ele adianta que esses clubes têm um prazo de mais de 30 dias ainda pela frente para se regularizarem.
“É hora de todo mundo se animar e correr para garantir a vaga de seus clubes na competição”, ressaltou o presidente, lembrando o tempo que o campeonato ficou suspenso.
Até a segunda-feira (2), a perspectiva era de que o campeonato nem acontecesse. A ameaça vinha da tributação inédita sobre os clubes em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Dirigentes procuraram a Lifa para denunciar a cobrança, dizendo que não tinham recursos para arcar com a dívida. Se fosse confirmada, a dívida inviabilizaria suas participações e até mesmo a manutenção dos clubes.
Na ocasião, os clubes se preparavam para retomar o campeonato parado há mais de dois anos. A guia tem valor uniforme para todos. Cada clube foi tributado no valor de quase R$ 10 mil, inclusive o Valério, único profissional da cidade, que também foi o único isentado do pagamento.
A taxação do segmento trouxe uma preocupação a mais com a indicação do fim definitivo do futebol itabirano. “A Prefeitura só está arrebentando o IPTU de R$ 9 mil, para todos os clubes amadores de Itabira. Querem acabar com o futebol aqui em Itabira. A gente está precisando de recursos. Eu não sei como vai ser isso aí. Ninguém tem de onde tirar esse dinheiro. E só perdoou o Valério”, disparou o presidente do clube União, Christiano Pascoal.
O dirigente aproveitou para reclamar da falta de apoio e da precariedade estrutural da maioria dos clubes. “Os clubes não têm nem campos direito. Não recebem ajuda de ninguém e não conseguem usar o espaço por falta de condições estruturais”.
Desde o início da pandemia de coronavírus, em 2020, os campos foram praticamente desativados. Devido aos protocolos e medidas sanitárias criadas para frear a disseminação do vírus na época, todas as atividades tiveram que ser suspensas e com isso, os clubes tiveram suas únicas fontes de recursos para manutenção das despesas básicas cessadas.
A tributação do segmento também surpreendeu o presidente da Lifa. Segundo Ricardo Freitas, além de serem do regime filantrópico, os clubes amadores são sociedades sem fins lucrativos, além dos espaços usados pertencerem à Prefeitura. Os locais são explorados em condição de cessão de uso, por tempo limitado, previsto em contrato.
Diante da situação, o dirigente levou o assunto para discussão com a secretária de Esportes e Lazer, que, segundo ele, reconheceu a isenção tributária. “Ontem (segunda-feira, 2) na reunião discuti o problema com a secretária e ela explicou que a emissão da guia de IPTU foi um-mal entendido e será cancelada. Nenhum clube precisará se preocupar. Quem recebeu a cobrança pode procurar a Prefeitura ou a Lifa para esclarecimento.