Para o instrutor Rafael Santos, o atleta Décio Gomes se despontou como revelação no esporte do município
Três atletas de Barão de Cocais conquistaram três cinturões na 8° Garra Forte Fight, competição realizada no último dia 16, em Belo Horizonte.
Rafael Bernardo dos Santos, 31 anos, 70kg, instrutor/atleta de Muay Thai e Taekwondo, Décio Taciano Gomes, 17 anos, 65kg – atleta de Muay Thai e Taekwondo e Vanderson Oliveira Duarte, 23 anos, 74 kg, foram os campeões representando o município por meio da Academia Kuro Ashi No Okami Muay Thai (K.A.O.M.T).
A competição reuniu cerca de 80 competidores da região metropolitana de Belo Horizonte.
Embora não tenha somado pontos para o estadual, o campeonato intermunicipal levantou a autoestima dos atletas da cidade e aumentou a confiança deles para participarem do campeonato de taekwondo.
Para Rafael Santos, que também participou como lutador, Décio Gomes se despontou como revelação no esporte do município, uma vez que era da categoria juvenil e por falta de oponente na idade, lutou e venceu em categoria acima da dele. “Foi a primeira luta do Décio, que tem 17 anos. Por falta de adversário na idade, ele teve que representar a categoria adulto logo na estréia e venceu um adulto com peso acima da categoria dele”, comemorou o treinador.
No geral, ele avalia que o evento serviu para testar as habilidades dos atletas para futuras competições.
Décio Gomes, 17, lutou na categoria acima de 65 kg, Rafael Bernardo dos Santos, 31, lutou na categoria até 70kg e Vanderson Oliveira Duarte, 23, na categoria até 74 kg. Os três retornaram para casa com os cinturões, sagrados campeões na competição em suas respectivas categorias.
As vitórias conquistadas na competição intermunicipal da região metropolitana de Belo Horizonte também serviram para fortalecer o plano de Rafael dos Santos de fomentação das artes marciais que estão agora recebendo o apoio da prefeitura e da iniciativa privada.
No próximo dia 24, eles seguem para a cidade de Juatuba para disputar a Seletiva Mineira de Taekwondo e no dia 30, Décio Gomes e outros dois atletas da cidade, participam do Campeonato Mineiro de Taekwondo.
Barão receberá campeonato de lutas marciais em agosto
Depois de ter alguns de seus atletas sagrados campeões, a cidade de Barão de Cocais se prepara para sediar um campeonato municipal de contato e artes marciais. O objetivo do campeonato, além de incentivar a prática esportiva, é descobrir novos atletas para representar o município. A expectativa é de que o evento ocorra até agosto deste ano com a participação de cidades vizinhas e microrregião de Itabira.
O atleta e treinador Rafael dos Santos disse que o evento está sendo organizado em parceria com a prefeitura e patrocinadores e deverá reunir as diversas lutas marciais como muay thai, taekwondo e boxe. “Nós estamos nos organizando para realizar um torneio dessas artes aqui [em Barão de Cocais] e ampliar a participação da população nas lutas e a prefeitura tem sido nossa parceirona”, adiantou Rafael dos Santos.
Ele explica que esse é um dos projetos que tem, depois que decidiu retomar sua carreira de lutador, mas ainda está em conversa com a prefeitura. Entretanto, disse que já recebeu sinal verde para a realização.
Adepto da modalidade desde a juventude, Rafael dos Santos ficou 10 anos afastado e retornou em agosto do ano passado quando abriu a academia Academia Kuro Ashi No Okami Muay Thai (K.A.O.M.T). A intenção dele é levar o projeto para a prefeitura. “Muay Thai é um esporte que ajuda bastante não só a parte física, mas principalmente o psicológico e os secretários [municipais] estão apoiando, diz, lembrando as recentes conquistas dos atletas da academia. “Então não pretendo abandonar por agora”, afirmou.
A data e local do campeonato serão definidos em conjunto com a Prefeitura.