Atleta de Barão fatura medalha de ouro e é campeão na Copa Regional Sudeste de Taekwondo

A competição aconteceu no Ginásio do Riacho, em Contagem

O atleta Luciano Geraldo Damázio, de Barão de Cocais, faturou a medalha de ouro na Copa Regional Sudeste, na categoria máster 2 WO, acima de 87kg. A competição aconteceu no Ginásio do Riacho, em Contagem, nos dias 18, 19 e 20 deste mês. O atleta Gustavo Ferreira também conquistou medalha de ouro no mesmo campeonato, porém na categoria adulto WO, até 68kg.

“É muito importante trazer essa medalha para a minha família, amigos, conterrâneos e em todo local do país, onde torcem por mim no mundo”, destacou Luciano Damázio.

Eles lutam pela Academia Carvalho, que representa a Lim Campeões, do grão-mestre Chang Seon Lim.

Luciano Damázio treina taekwondo desde os 10 anos de idade, mas se afastou do esporte, ficando parado por cerca de 13 anos. Em 2018, ele retornou, parando novamente em 2020, só retornando aos ringues este ano.

Hoje, aos 41 anos de idade, ele coleciona uma série de títulos e medalhas. “Fui campeão na Copa América (Arujá – SP), vice-campeão no 35° Campeonato Brasileiro (Arujá – SP), campeão no circuito Silva Fighter Team (Rio de Janeiro), campeão do VIII Torneio de Taekwondo de Aço (Volta Redonda – RJ), campeão em quebramento de tábua com as mãos e cabeça, no 2° Best Of The Best, em Governador Valadares, e no mesmo dia também tornei-me campeão lutando na categoria faixa preta, onde recebi uma medalha de ouro 18k; campeão na minha categoria com medalha de ouro e vice-campeão na categoria faixa preta em Santiago (Chile)”, listou o atleta.

No período entre 2018 e 2019 foram 23 medalhas e mais 16 a partir de 1990, quando iniciou no taekwondo.

No domingo (10 de abril), o atleta estará representando Barão de Cocais em outro evento, em Madureira, acompanhados dos competidores Rafael, Wanderson e Décio. Esses campeonatos marcam a reabertura dos eventos esportivos no Brasil e no exterior, após quase dois anos parados. O atleta conta que já tem convite para lutar no Rio de Janeiro; Morro d’água Quente, Chile, México e Argentina, além dos campeonatos regionais e etapas do Campeonato Mineiro.

“O retorno dos eventos é muito importante, pois é o que gostamos de fazer, com isso, ajudamos mais pessoas. Desperta em outros a vontade de praticar esportes e melhora a saúde mental e em geral, melhora muito”, comemorou Luciano Damázio.