Kaian Carvalho iniciou no esporte há apenas oito anos e já acumula cerca de 35 vitórias
O cocaiense Kaian Chuberthy Carvalho foi o vencedor do Primeiro Campeonato de Downhill de Capitólio, o Desafio dos Lagos, realizado nos dias 4 e 5 de dezembro. O evento reuniu esportistas de todo o país, que concorreram em oito categorias. Kaian Chuberty ficou na primeira colocação nas categorias Elite e sub-30.
“Foi top demais [sair campeão do campeonato] principalmente fora da cidade. Foi bem rápida [a prova], e pudemos participar das duas etapas”.
O campeonato serviu para consagrar em definitivo o desportista cocaiense, que se iniciou no esporte há apenas oito anos e já acumula cerca de 35 vitórias em campeonatos no país. Além de vencer a modalidade de Elite, ele também garantiu o primeiro lugar na categoria sub-30. Ele atribuiu o seu destaque ao apoio recebido do atual prefeito, Décio Geraldo dos Santos (PSB). “É meio difícil conseguir patrocínio, mas desta vez tive um apoio da Prefeitura”, revelou.
Kaian Chuberthy Carvalho sonha agora disputar o Pan-Americano
Ele disse que começou a praticar downhill ainda criança. Na época, nem fazia ideia de que se tratava de um esporte ou do nome que levava. Hoje, com 25 anos de idade, ele ainda tem esperança de conseguir um patrocinador, pois sua meta é voar cada vez mais alto e, se possível, concorrer a campeonatos maiores e até internacionais. Entretanto, de acordo com o atleta, ainda é muito difícil conseguir apoio ou patrocínio para o esporte. Mas ele garante que não desistirá, “pois é uma alegria trazer esse título para Barão”.
O esporte o tem levado a várias cidades em busca de novos campeonatos. No Brasileiro, participou apenas uma vez, alcançando o terceiro lugar do pódio. A classificação é uma motivação ainda maior. “Eu fui lá no Brasileiro uma vez e faturei o terceiro lugar. Eu quero agora o primeiro lugar e quem sabe, ir para o Pan-Americano, viajar para fora e tudo”.
Nesse campeonato de Capitólio, na categoria sub-30, Kaian Chuberthy obteve um tempo de 1,38 e na Elite de 1,35, que garantiu o título duplo de campeão.
Apesar de satisfeito pela vitória no campeonato, ele fez questão de salientar que “é sempre bom sair de uma corrida com uma vitória, mas o mais importante acaba por ser a diversão que temos em cima da bicicleta. Não há nada mais gratificante do que isso”, afirmou.
Ele disse que ganhar fora de casa é como se fosse a cereja no topo do bolo. “Todos concorrem para ganhar e ganhar em outra cidade é bom demais”, destacou.
Matéria publicada na edição impressa 748 do Folha Popular