Escola agrícola atrai gestores e representantes de nove cidades e fica mais perto de ser realidade

Participantes do seminário: conforme o idealizador do projeto, José Liberato, a escola vai oferecer ensino fundamental e técnico direcionado ao trabalho no campo

Em dezembro, a comissão vai visitar a fazenda onde será instalada a escola

07/11/2023 – O primeiro seminário regional preparatório para a implantação de uma Escola Familiar Agrícola (EFA) em São Sebastião do Rio Preto, realizado na terça-feira (7), reúne gestores de nove municípios e dá importante passo para a consolidação. A escola vai funcionar na Fazenda São Mateus e vai atender estudantes do ensino fundamental e médio de toda a região.

O encontro aconteceu no salão da Câmara Municipal de São Sebastião. O objetivo foi discutir a instalação da unidade escolar no município, assim como seus impactos em toda a região Centro-Leste de Minas, e, principalmente, no recôncavo.

Roda de conversa debateu os impactos da escola em toda a região Centro-Leste de Minas

13/11/2023 – O seminário foi organizado pela Emater, Câmara Municipal da cidade e o entusiasta e doador da área para funcionamento da escola, José Liberato, em parceria com a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa).

O prefeito de Passabém, Ronaldo Sá, parabenizou e apoia a iniciativa, destacando que a formação de jovens estudantes proporcionará mão de obra qualificada e o desenvolvimento regional

Um dos esclarecimentos prestados durante o encontro foi que os produtores e pais ou representantes dos alunos a serem atendidos, precisam se envolver diretamente no processo. De acordo com a Amefa, a comunidade precisa ter um envolvimento mais eficiente para que ela funcione.

O idealista do projeto, José Liberato, lembrou que a escola vai oferecer ensino fundamental e técnico direcionado ao trabalho no campo.

  • Veja o que disse José Liberato em vídeo AQUI

Mas para José Liberato, o seminário superou as expectativas. “Saímos do evento com a certeza de que o projeto está se concretizando. Tivemos mais de 100 participantes, representando nove municípios da região. Ou seja, nosso convite foi aceito”.

Os representantes municipais receberam no evento a missão de buscar e conscientizar os produtores rurais dos seus municípios, bem como levar uma representação da classe para esse grupo pró-EFA, instituído por meio de uma comissão de trabalhos.

Também apoiador do projeto, o prefeito de Santo Antônio do Rio Abaixo, Alexandre Rodrigues, disse que não medirá esforços para contribuir com a efetivação da escola agrícola regional

Constituída durante o evento, a comissão está integrada por representantes dos nove municípios. Caberá a ela discutir e elaborar o plano de trabalho para colocar a escola agrícola de São Sebastião em funcionamento.

A comissão terá o primeiro encontro no dia 5 de dezembro, quando fará a primeira visita à fazenda onde será instalada a escola. Além de conhecer as instalações, o grupo dará início à formatação do estatuto de funcionamento da escola e à elaboração da agenda de trabalhos, que inclui a visita a uma escola agrícola em funcionamento.

Matéria publicada na edição 797 do Folha Popular

  • Matérias relacionadas

Fazendeiro doa terreno para implantar escola agrícola regional em São Sebastião

Seminário irá definir implantação e funcionamento da Escola Agrícola em São Sebastião

Seminário na próxima terça-feira inicia implantação da Escola Agrícola Familiar na região