Pessoas do governo Marco Lage já estiveram no início do ano fazendo promessas de resolver o problema, mas nenhuma ação efetiva foi realizada
22/07/2024 – Nove famílias que moram na rua Sebastião José Gomes, Clóvis Alvim, em Itabira, vivem o pesadelo de terem suas casas destruídas no próximo período das chuvas. Uma erosão formada próximo ao número 237 está avançando rapidamente em direção aos imóveis vizinhos.
O drama dos moradores foi mostrado em um vídeo-denúncia, feito pelo vereador Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (Republicano).
No vídeo, o representante do Legislativo faz um apelo ao Executivo e adverte para a necessidade de intervenção urgente para se evitar uma tragédia. Segundo ele, as vítimas contaram que representantes do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) já estiveram no início do ano fazendo promessas de resolver o problema, mas nenhuma ação efetiva foi realizada ainda.
“A prefeitura prometeu há meses fazer um muro para conter a erosão e trazer mais segurança a esses moradores. E até hoje nada foi feito. É prioridade e é por isso que estou aqui, para dar voz a esses moradores. Precisamos do muro [de contenção] para acabar com esse perigo. Se tiver uma chuva forte, é grande o risco de desabamentos”, advertiu o vereador.
No vídeo é possível ver lonas cercando o barranco das residências no local, como medida paliativa ou mesmo de desespero para tentar conter o avanço do buraco sobre as casas.
Vetão ouviu dos moradores que um grande buraco se formou na frente da residência número 237. Essa família foi retirada e levada para o aluguel social. Entretanto, os outros oito vizinhos foram mantidos em suas casas com a promessa da obra do muro de arrimo para resolver o problema para todos, só que ela não aconteceu. Enquanto aguardam pelo socorro, cresce o medo entre as pessoas das casas desabarem sobre eles, principalmente no período das chuvas, que se aproxima.