Atendimento volante acontece quinzenalmente nas administrações distritais conforme cronograma
Os moradores dos distritos de Senhora do Carmo, Ipoema e comunidades rurais agora contam com o atendimento da Secretaria de Assistência Social mais perto da vizinhança. Quinzenalmente, a Equipe Volante do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) realiza o atendimento de famílias que vivem em locais de difícil acesso a fim de garantir o direito à cidadania e também oferecer os serviços socioassistenciais do município.
Os encontros começaram no mês de junho e tem sido abraçados pelos moradores, uma vez que os atendimentos são realizados na administração distrital, mais perto de casa. Antes, era necessário que o usuário da Cras fosse até a unidade no centro da cidade para receber o atendimento. De acordo com a assistente social da Equipe Volante do Cras V (Central), Ilkilene Fernanda Duarte Araújo, é muito importante estar mais próximo do usuário para entender o real contexto em que ele vive.
Em média, segundo Ilkilene, são feitos cerca de 10 atendimentos por cada ida aos distritos. “O serviço é de extrema relevância principalmente para as comunidades que são mais afastadas dos centro urbanos, que muitas das vezes o usuário não tem condições de se deslocar até a unidade”, explicou a técnica.
Rayane Martins Reis é moradora de Senhora do Carmo e vê a iniciativa da Prefeitura como necessária. Ela, por exemplo, arcava com os custos da passagem para chegar até a unidade do Cras, no bairro Centro, além de também custear alimentação e uma babá para olhar as filhas na sua ausência.
“Para a gente que é mãe faz toda a diferença ter um Cras por perto, principalmente para conseguirmos ter acesso ao benefício que precisava. Eu estou gostando demais e o atendimento é excelente!”, afirmou Rayane.
A Equipe Volante é uma oportunidade de cadastrar novos usuários para o atendimento, estreitar os laços com a comunidade e acolher as demandas com um olhar ampliado. A unidade do Cras Central continua atendendo as demandas dos distritos e localidades rurais. Para mais informações, ligue (31) 3839-2980.