São Gonçalo: Variedade culinária e diversidade cultural atrai mais de 10 mil

FOTO: Público passou de dez mil

A 1ª edição do Festival Gastronômico e o 15º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo reuniu mais de dez mil pessoas entre os dias 24 a 28 de julho. Os eventos foram marcados pela tranquilidade e organização, além de diversidade cultural e variedade culinária.

Durante os cinco dias de festa, a Polícia Militar não registrou qualquer ocorrência relacionada à programação dos festivais, conforme informou o comandante do 4º Pelotão da PM, tenente César. “Observamos que os eventos foram tranquilos e não registramos ocorrência envolvendo a programação”, pontuou.

A magia e o ilusionismo do mágico Renner Silva abriram o Festival de Inverno, na quarta-feira (24), com grande público no Centro Cultural. No dia seguinte, as duas sessões do espetáculo “Venha rir com Giovani Braz” lotaram a capacidade do Centro Cultural. O personagem Saideira de ‘A Praça é Nossa’ arrancou gargalhadas e interagiu com os espectadores. E a sexta (26), também foi de casa cheia, dessa vez, lotada de crianças prestigiando o espetáculo teatral “Branca de Neve” da Cia Cyntilante.

Aula show comandada por Darliete

Gastronomia

O Festival Gastronômico é fruto de uma idealização do prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, e começou na noite de sexta-feira (26), quando os nove expositores são-gonçalenses apresentaram ao público as delícias da culinária com algumas iguarias pensadas exclusivamente para o evento. Integrar o setor alimentício do município foi critério obrigatório para participar do festival. A exceção ficou por conta da cervejaria Uaimii, convidada para o evento.

Formado em Ciências Contábeis, Júlio César Pessoa Costa, há seis anos dedica-se à produção de alimentos em São Gonçalo. Ele comandou a Barraca do Juju, com versões de pastéis de angu (frango com quiabo, queijo com alho poró e carne), além de polentas inovadoras incrementadas com rabada ao vinho com agrião, língua de boi na cerveja e champignon ou bolonhesa.

Oportunidade de fortalecer a marca foi alguns dos benefícios apontados por Juju, ao participar do Festival Gastronômico. “Aqui temos muitas pessoas que fazem produtos de qualidade e que não são apresentados à região. Com certeza, minha marca ficou muito fortalecida. O que tem de orçamento surgindo, não somente daqui de São Gonçalo, mas das cidades vizinhas pra levar algo parecido para eventos”, avaliou.

Observação semelhante faz a jovem Dárlete Andrade Barone Barbosa. Com apenas 17 anos, ela comandou a barraca Dárlete Cakes recheada de doces como o bolo cheesecake de goiabada (um bolo de fubá com recheio de queijo e goiabada produzida em São Gonçalo). Sua participação no Festival Gastronômico também rendeu prestígio a sua marca. “Foi uma ótima experiência. As pessoas estavam elogiando então acredito que gostaram”, pontuou.

Estrutura

Três tendas totalizando uma área de 1 mil metros quadrados, boxes padronizados para os expositores, área cercada com seguranças e banheiros, cadeiras e mesas para o público, espaço kids com monitores integram a estrutura montada na Praça Central. O espaço inovador chamou a atenção de quem prestigiou a festa e aulas show de gastronomia, nas tardes de sábado e domingo, também foram atrações apreciadas pelo público.

Shows

Delícias gastronômicas podem ficar ainda mais saborosas se harmonizadas com cerveja de qualidade e boa música. E esses ingredientes não faltaram em São Gonçalo. A cervejaria Prussia, que é produzida no município, apresentou ao público variadas opções de choop e cervejas.

No quesito musical, os fãs foram ao delírio com o show dos mineiros do Lurex Queen Tribute, na sexta (26), seguidos pelo rock’n’roll da melhor qualidade, da banda são-gonçalense Neanderthal.

Show de 14 Bis

No sábado, o músico João Roberto apresentou o melhor da MPB. A banda Sergeant Pepper, cover belo-horizontino dos Beatles, agitou o público com clássicos dos meninos de Liverpool. Encerrando a noite com chave de ouro, os veteranos do 14 Bis subiram ao palco causando nostalgia aos fãs, além de exclusividades ao apresentar uma canção que será lançada brevemente pelo grupo.

Exposição de carros antigos também foi um dos atrativos

E o encerramento da programação foi marcado por exposição de carros antigos e shows de artistas da terra. A cantora Nayara Rayane, a banda Kabalou e o show Musicalidade mostraram a arte dos são-gonçalenses em canções com repertório eclético.

O prefeito Antônio Carlos manifestou seu contentamento com os resultados dos eventos. “É gratificante para o gestor público conseguir implementar ações que possam subsidiar os participantes com oportunidades de crescimento. Todos os expositores e artistas são-gonçalenses puderam mostrar a um considerável público suas potencialidades. São Gonçalo tem muito talento a ser exibido”, pontuou o Chefe do Executivo.